16 de abril: Dia Mundial da Voz
No dia 16 de abril é celebrado o Dia Mundial da Voz com o objetivo de divulgar a importância da voz e alertar sobre possíveis problemas vocais. Lançado no Brasil em 1999 por um grupo de fonoaudiólogos, médicos e professores de canto que pertenciam à Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV), foi chamado inicialmente de Dia Nacional da Voz. Em seguida esta iniciativa foi seguida por outros países e, em 2002, passou a ser chamado como conhecemos hoje¹.
No caso das professoras e professores, a categoria utiliza a voz como instrumento de trabalho e, devido à alta demanda vocal, muitas vezes em uma condição que não favorece a manutenção da saúde dela, apresentam alta prevalência de sintomas de alteração vocal ao longo do tempo.
É o que aponta um importante estudo epidemiológico sobre a voz dos docentes brasileiros, realizado pelo SinproSP em parceria com o Centro de Estudos da Voz (CEV): 63% dos professores investigados já tiveram algum problema de voz durante a vida profissional².
Por conta disso, as escolas têm um importante papel na preservação da saúde vocal da categoria, e devem proporcionar um ambiente que favoreça o uso da voz com menos esforço, além de adotar medidas que permitam que os docentes tenham períodos de descanso, consigam cuidar da saúde geral e que tenham qualidade de vida e de trabalho.
O Sindicato, devido a esta necessidade, oferece gratuitamente às professoras e professores associados o Programa de Saúde Vocal, para avaliação, aprimoramento e tratamento vocal. Ele é coordenado pela fonoaudióloga Dra. Fabiana Zambon, que é especialista em voz, mestre e doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP e tem intensa atividade clínica e de pesquisa em voz profissional, com ênfase em voz do professor.
É ela quem indica alguns dos cuidados no dia a dia para a preservação da saúde vocal:
- Beber água regularmente;
- Modular a voz, mudando-a de acordo com as diferentes emoções da comunicação;
- Prestar a atenção para, quando possível, diminuir a força ao falar;
- Articular bem as palavras;
- Ficar atento a sintomas que podem sinalizar um esforço e/ou uma alteração vocal, tais como, rouquidão, falhas na voz, dor e/ou desconforto ao falar, sensação de voz cansada, dificuldade para projetar a voz, entre outros;
- Com orientação fonoaudiológica, fazer exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal;
- Fazer periodicamente uma avaliação vocal, que inclui a avaliação de um médico otorrinolaringologista e de um fonoaudiólogo.
Para agendar uma avaliação, online ou presencial, é só enviar uma mensagem de whatsapp para (11) 5080-5973 ou um e-mail para voz@sinprosp.org.br. Ainda, você encontra no site do Sinpro (https://www.sinprosp.org.br/fono) materiais informativos sobre a voz do professor, como o Guia Bem-estar vocal: uma nova perspectiva de cuidar da voz e o filme Minha Voz, Minha Vida. Consulte também o Guia de Bem-estar Vocal e preencha uma lista de sinais e sintomas relacionados à voz, juntamente com um questionário para avaliar se você está em risco de problemas vocais.
Referências bibliográficas:
1. Svec JG, Behlau M. April 16th: the World Voice Day. Folia Phoniatr Logop. 2007;59(2):53-4.
2. Behlau M, Zambon F, Guerrieri AC, Roy N. Epidemiology of voice disorders in teachers and nonteachers in Brazil: prevalence and adverse effects. J Voice. 2012 Sep;26(5):665.e9-18.