SinproSP protocola nova denúncia contra a Unib frente ao MEC
O SinproSP protocolou, no dia 01 de dezembro, um novo pedido de investigação sobre os cursos de pós-graduação da Unib. A denúncia frente ao Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior), do MEC, é mais uma ação do Sindicato, que organizou um dossiê sobre os descalabros e irregularidades da Universidade Ibirapuera nos seus cursos de Pós-Graduação.
Enquanto a instituição abre matrículas para novos alunos, sua dívida de mais de uma década com as professoras e professores continua. Além de demissões que ocorreram em 2022, a Unib praticou uma série de ilegalidades no desconto do INSS e no não recolhimento das verbas, na falta de depósitos do FGTS, e até no envio de documentos à Receita Federal que mentem sobre o pagamento das verbas rescisórias aos docentes, o que causou diversas complicações no pagamento do Imposto de Renda dos professores.
A expectativa da diretoria do SinproSP é que o MEC responda ao caso com a seriedade e urgência que ele exige, e que a apuração e documentação rigorosa sobre as irregularidades da Unib (que precarizam as condições que trabalho da categoria e que impactam seriamente a saúde das e dos docentes), sejam a base para a resolução desta situação inadmissível vivida pelos professores.
O SinproSP continuará junto das e dos docentes da Unib nessa jornada.
Acompanhe também o histórico de ações do SinproSP contra a Unib em 2023:
- SinproSP pede investigação sobre cursos de pós-graduação da Unib
https://www.sinprosp.org.br/noticias/5191
- Ministério Público do Trabalho dá parecer favorável a docentes da Unib
https://www.sinprosp.org.br/noticias/5141
- Nova audiência de conciliação confirma: Unib não tem compromisso com a Educação
https://www.sinprosp.org.br/noticias/5097
- Na audiência de conciliação, juíza fica estarrecida com descalabros da Unib
https://www.sinprosp.org.br/noticias/5087
- SinproSP realiza reunião com professoras e professores da Unib