Unib

Na audiência de conciliação, juíza fica estarrecida com descalabros da Unib

Atualizada em 17/03/2023 11:30

Na quinta-feira, 16 de março, no Fórum Trabalhista da Barra Funda, aconteceu a audiência de conciliação do processo instaurado pelo SinproSP contra a UNIB, em dezembro de 2022, denunciando e questionando as demissões de todas as professoras e todos os professores dos cursos de pós-graduação, que tinham se recusado a aceitar uma tentativa de redução brutal dos salários.

Não é de hoje que esses descalabros acontecem por lá. É a história quem conta: com requintes de crueldade, a Unib se notabilizou pelo desrespeito absoluto a direitos trabalhistas elementares, tais como pagamento de salários e recolhimento de tributos - e, pasmem, ainda não pagou as verbas rescisórias dos e das demitidas.

Um grupo de professores e professoras compareceu à audiência de conciliação. O clima foi de comoção e indignação. A juíza presidenta e a procuradora do Ministério Público do Trabalho ficaram estarrecidas com os relatos feitos sobre as inúmeras práticas escabrosas da UNIB para com as trabalhadoras e trabalhadores. INSS e Imposto de Renda descontados e não recolhidos, falta de depósitos do FGTS, atrasos constantes de salários… essa é a terrível realidade. Em particular, a descrição das condições do falecimento de uma professora, vítima de câncer, sem possibilidade de utilizar o FGTS para custear o tratamento, pela sua conta estar zerada, comoveu todas as pessoas presentes. Enquanto isso, os representantes patronais, impassíveis, de forma bruta, limitavam-se a repetir que "não estavam autorizados a formular qualquer proposta de acordo".

Depois de mais de uma hora, a audiência foi adiada por dez dias, finalmente com o compromisso da instituição em elaborar proposta de pagamento, e apenas depois da insistência inconformada da juíza presidenta, com o apoio da procuradora do MPT e também das falas assertivas dos representantes do SinproSP, mais uma vez em apoio aos e às docentes, como tem acontecido desde o início desse processo.

O novo encontro foi agendado para o próximo dia 27 de março, às 14h30min.

.