Dissídio Coletivo

TRT julga dissídio do ensino superior hoje, 26, a partir das 15h

Atualizada em 26/10/2022 08:51

Está marcado para esta quarta-feira, 26 de outubro, o julgamento do dissídio coletivo dos professores de ensino superior. A sessão será remota e o SinproSP divulgará o resultado em seu site e nas redes sociais.

O julgamento ocorre oito meses depois que os sindicatos e a Fepesp iniciaram as tentativas de negociações com o Semesp, sindicato patronal. Foram mais de 17 rodadas sem  resultado nenhum, já que a intenção dos patrões, desde o início, nunca foi de chegar a um acordo, mas ganhar tempo e vencer pelo cansaço. Não conseguiram. Assembleias realizadas, dia 17 de agosto, no SinproSP e demais sindicatos que integram a Federação dos Professores, decidiram pela greve a partir de 05 de setembro.

Os sindicatos, então, entraram com ação no Tribunal Regional do Trabalho, que apresentou uma proposta conciliatória, aceita pelos professores, mas rejeitada pelos patrões. A proposta indicava 10,8% de reajuste, retroativo a março, e continuidade das negociações das cláusulas sociais.

Como não houve acordo, a ação teve prosseguimento e agora será julgada.