ASSEMBLEIA

Assembleia dos professores da Oswaldo Cruz vota pela manutenção da greve

Atualizada em 10/10/2022 22:13

Reunidos em assembleia na segunda-feira, 10 de outubro, professoras e professores das Faculdades Oswaldo Cruz decidiram permanecer em greve até que possam conhecer a avaliar a proposta de pagamento dos créditos devidos que será apresentado no processo de recuperação judicial da empresa.

Conforme comunicado da Mantenedora lido na assembleia, a gestão do grupo educacional foi transferida para umnovo diretor administrativo, Gilberto Simonassi Corbacho, encarregado de reestruturar a empresa e dar início a uma ação de recuperação judicial.

Nesse processo, a empresa deve apresentar um plano de pagamento das dívidas, inclusive as trabalhistas. O SinproSP também entrará como terceiro interessado para assegurar os direitos dos professores.

Celso Napolitano, diretor do SinproSP que encaminhou a assembleia explicou que a recuperação judicial não é comum entre as instituições de ensino, o que levou a diretoria do Sindicato a buscar assessoria jurídica especializada, além dos advogados trabalhistas que atuam no SinproSP. Napolitano citou o caso recente da Metodista.

A ação ainda não foi ajuizada e a mantenedora não divulgou o plano de pagamento que apresentará à Justiça. Assim, por maioria de votos, os professores decidiram pela manutenção da greve até que a proposta de quitação dos valores em atraso possa ser avaliada pelos docentes.

A assembleia permanece aberta em caráter permanente e os professores podem voltar a se reunir a qualquer fato novo e relevante que venha a ocorrer.

Na sexta-feira, 07, nos portões das unidades, os alunos receberam uma carta aberta que explicava os motivos da paralisação. A carta foi assinada pela Aprofoc, em nome das professoras e dos professores. O SinproSP também providenciou um carro de som para alertar a comunidade da greve.

Escola Técnica Oswaldo Cruz também fará reunião

O SinproSP também chamou reunião dos docentes da Escola Técnica Oswaldo Cruz para tratar da cobrança dos valores em atraso e do processo de recuperação judicial. A reunião será remota e acontece na terça-feira, dia 11.