SINPROSP CULTURA

Ato marca abertura da Exposição Ausências, no Dia dos Desaparecidos Políticos

Atualizada em 31/08/2022 16:54

Foi realizada ontem, 30 de agosto, no SinproSP, a abertura da exposição Ausências, com fotos de Gustavo Germano. A mostra é fruto de uma parceria do Núcleo de Preservação da Memória Política e do Sindicato, por meio do SinproSP Cultura e permanecerá aberta até o dia 10 de dezembro.

A exposição mostra o trabalho do fotógrafo argentino, hoje radicado na Espanha, Gustavo Germano. A partir de álbuns de famílias que perderam entes queridos na ditadura civil-militar, Germano volta aos mesmos cenários para fotografar seus familiares e amigos, ressaltando a ausência de quem partiu. No início da cerimônia foi transmitido um making-off do projeto, tão tocante como a própria exposição.

A abertura contou com a presença da procuradora regional da República, Maria Eugênia Gonzaga, do vereador Eliseu Gabriel e do jornalista Sérgio Gomes da Silva, representando o Instituto Vladimir Herzog, entre outros convidados.

Pelo SinproSP, Luiz Antonio Barbagli, saudou a parceria entre o SinproSP Cultura e o Núcleo Memória. “Eu agradeço ao Núcleo de Preservação da Memória Política e nossa intenção é manter essa parceria de forma permanente”, afirmou. 

Maurice Pauliti, do Núcleo de Preservação da memória Política, ressaltou o fato de a mostra estar sendo relançada no Dia Internacional dos Desaparecidos Políticos e contou a trajetória da exposição e da intenção do Núcleo de torná-la itinerante. “Graças a esse acordo de parceria com o Sinpro, foi possível remontar a exposição. O tema das ausências, dos desaparecimentos ainda perdura e a gente espera que isso possa ser razão para que a mostra possa ser levada também para outros lugares”, afirmou.

A Dra. Maria Eugênia Gonzaga lembrou que uma parte das fotos encontra-se guardada em caixas no Ministério de Direitos Humanos e defendeu a transferência do acervo para o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Unifesp, em São Paulo, a quem coube analisar as ossadas encontradas em Perus, no início dos anos 90.

Sérgio Gomes falou que iniciativas como essa, da exposição, assim como o trabalho do Instituto Vladimir Herzog revela que a História tem menos com o passado e mais com o futuro. Para ele, essa memória que precisa ser resgata e preservada “não tem nada a ver com saudosismo, mas pode adubar a imaginação política”. 

A abertura foi marcada pela emoção e pela certeza de que a preservação da memória é um antídoto contra ameaças futuras e um sinal de respeito a todos aqueles que partiram lutando por justiça e liberdade.

Assista no You Tube

Serviço

Exposição “Ausências” - Fotos de Gustavo Germano

Período: de 30 de agosto a 10 de dezembro

Horário: de 2ª a 6ª feira, das 10h às 15h

Local: Sinpro São Paulo  -  Rua Borges Lagoa, 170 (metrô Santa Cruz)

 

 

.