Geral

Cuidado para não cair no golpe dos precatórios!

Atualizada em 29/08/2022 19:12

O alerta partiu de uma professora. Ela havia recebido uma notificação do 5º Cartório de Execução de Precatórios, em papel e envelope timbrados, a respeito de uma "ação coletiva civil pública transitada e julgada" no Tribunal de Justiça de São Paulo, da qual ela seria beneficiária. Contudo, quem tivesse valores a receber superiores a vinte salários mínimos, não poderia usufruir da Justiça gratuita e precisaria arcar com as custas processuais. Havia até telefones de contato do Cartório, para "mais informações".

Precavida, a professora ligou para o SinproSP e, por um advogado, foi alertada de que se tratava de um golpe.  Ela então, deu um google e descobriu esse golpe - dos precatórios - que não é novo. Ele volta de tempos em tempos e vem cada vez mais elaborado, a ponto de os vigaristas imprimirem envelope com o brasão do estado de São Paulo e toda cara de notificação judicial. Só que não.

Os servidores que assinam a notificação não existem, o número do processo é falso e não existe nenhum "cartório de execução fiscal"

O próprio Tribunal de Justiça faz um alerta em seu site, explicando que o  "TJSP não expede ofícios solicitando contato telefônico referente a qualquer depósito de resgate de valores.às pessoas". E orienta que, antes de ligar para os telefones que estão na falsa notificação, se "consulte as unidades judiciárias disponíveis no site do Tribunal de Justiça: www.tjsp.jus.br, no link endereços e telefones. 

O SinproSP agradece a iniciativa da professora pela confiança que depositou no Sindicato e por ter possibilitado que toda a categoria fosse alertada! 

     

 

.