Ensino superior

Greve na Unib chega ao décimo nono dia

Atualizada em 22/08/2022 20:43

Atualização em 27 de agosto:
A pedido da Unib, as professoras e professores aceitaram conversar com a Mantenedora. A reunião, junto com o Sindicato, foi realizada na noite de quinta-feira, dia 25, no auditório do SinproSP, sem avanço. A greve continua.  
_______________________________________________


Reunidos em assembleia no final da tarde de  22 de agosto, professoras e professores decidiram permanecer em greve, iniciada no dia 09.  Os docentes votaram pela rejeição de uma nova contraproposta patronal. Contudo, discutiram e aprovaram por maoria de votos, uma nova proposta que foi  encaminhada à Mantenedora ao final da assembleia. 

Os professores aceitam receber os valores devidos em quatro parcelas, corrigidas pela Selic e querem a garantia de que os salários a partir de agosto e o 13º serão pagos no prazo legal. A oferta da mantenedora, rejeitada da assembleia, previa pagamento da dívida em dez parcelas, sem previsão de correção.  Nos dois casos, os valores devidos serão apurados assim que os professores receberem todos os holerites e comprovantes de depósitos.

Prevalece no corpo docente  um descrédito muito grande em relação à Unib. Afinal, por diversas vezes, as professoras e os professores deram votos de confiança à mantenedora que nunca foi correspondido. "A única certeza que temos é que o dinheiro dos salários não está chegando", disse um professor.

Em nome da diretoria do SinproSP, o professor Celso Napolitano elogiou a conduta corajosa dos professores. "Vocês são pessoas de fibra, que nunca receberam da mantenedora o devido respeito", afirmou.

Napolitano também explicou o rito jurídico da audiência de conciliação, marcada para o dia 1º de setembro. A ação foi protocolocada pelo SinproSP, como substituto processual dos professores, para cobrança do adicional de férias, 13º salário de 2021, salários atrasados em 2021 e 2022, FGTS e contribuição previdenciária.

Solidariedade 

Estudantes da Unib estão se mobilizando em solidariedade aos professores, disponibilizando na rede material de apoio e um abaixo-assinado. Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, no dia 19, o deputado Carlos Giannazzi também manifestou apoio à luta das professoras e dos professores da Unib.

.