Campanha salarial ensino superior

Convenção coletiva garante abono de falta para participação em assembleia

Atualizada em 08/08/2022 17:24

Está na clásula 49 da Convenção Coletiva de Trabalho dos professores do ensino superior: a categoria tem garantido abono de faltas para participar de duas assembleias sindicais, em períodos diferentes, mediante a apresentação de atestado de comparecimento. As garantias da Convenção foram estendidas até setembro de 2022 e é muito importante usar desse direito, diante das enormes dificuldades enfrentadas nas negociações salariais.

Esse foi o motivo que levou o SinproSP e outros outros vinte e quatro sindicatos no estado a convocarem nova assembleia com falta abonada, para o dia 17 de agosto, às 17h, O abono vale para todos os períodos de aula - manhã, tarde e noite - e é isso que pode transformar o dia 17 num marco de protesto contra a intransigência dos representantes patronais.

Vale lembrar que já foi realizada outrra assembleia com falta abonada no dia 15 de junho, quando as professoras e professores decidiram manter-se em "estado de greve" e realizar nova assembleia em agosto. Então, chegou a hora!

O que dia a Convenção Coletiva

A Convenção garante o abono para participação de assembleia, mas também define regras para que ela ocorra. Marcada a data, o SinproSP ou a Fepesp, em nome dos sindicatos, deve comunicar as mantenedoras ou o sindicato patronal (Semesp) com antecedência de quinze dias, no mínimo. Isso já foi feito.

A mantenedora também poderá exigir atestado de participação, que o SinproSP envia por e-mail a todas as professores e professores que participarem da assembleia.

Inscrições

Podem participar da assembleia as professoras e os professores que lecionam no ensino superior privado na cidade de São Paulo. É necessário inscrever-se no site do SinproSP, antecipadamente, até às 15h do dia 17. Caso seja necessário, o professor deve comprovar a sua condição de docente.

Feita a inscrição, o SinproSP envia o link de acesso à sala virtual da assembleia.

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO PARA A ASSEMBLEIA DO DIA 17 DE AGOSTO