O artigo espetacular de um professor de redação, na revista Piauí
Machado Lobo foi o pseudônimo escolhido ( seria uma homenagem a dois de seus escritores favoritos?). Professor de redação em escolas privadas, ele decidiu contar como foi sucessivamente censurado em seu trabalho, numa escola particular. O artigo - A escola fora do lugar - foi publicado na página da Revista Piauí, em 27 de julho. (link ao final)
É difícil um professor não se reconhecer nas situações que ele descreve. Afinal, o controle sobre o trabalho docente ganhou espaço nesses tempos sombrios em que a Educação transformou-se na principal trincheira da guerra cultural travada por grupo ultraconservadores, fenômeno que acabou contaminando muitas escolas.
A censura destrói o trabalho e é também causa de sofrimento, especialmente para aqueles professores que trabalham com muita responsabilidade e seriedade. Como dizer à coordenação que você passou horas planejando uma atividade, elaborando questões de qualidade e não, você não quer alterá-las só porque alguém (geralmente, com menos conhecimento) julgou ideologicamente inadequado. Quem nunca?
Leia o artigo:
A escola fora do lugar, por Machado Lobo.