Dieese: Sindicatos estão se desdobrando para enfrentar conjuntura ruim

Atualizada em 29/06/2022 23:34

Mais da metade (54,5%) das negociações salariais em maio de 2022 foram concluídas com reajustes abaixo da inflação, medida pelo INPC-Ibge. Os dados estão na edição de junho do boletim De Olho nas Negociações, divulgado mensalmente pelo Dieese.

O resultado é o pior desde julho do ano passado. Entre os acordos que ficaram acima do INPC,  90% resultaram em apenas 0,5% além da inflação.

Luís Ribeiro, técnico do Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais, vê esse quadro com bastante preocupação e chama atenção para um fato:"Embora historicamente as negociações no segundo semestre apresentem resultados melhores, o mês de maio acaba dando o tom geral das negociações do ano, porque é uma data-base importante, que concentra categorias muito numerosas".

Em análise feita no podcast Dieese, Ribeiro afirmou que  "a conjuntura tem obrigado os sindicatos a se desdobrarem para conseguir alguma compensação para os reajustes que ficaram sem aumento real. A gente sabe que existe muita resistência do outro lado, do lado patronal, em conceder reajustes acima ou igual à inflação, dado o cenário negativo da economia", afirmou.

"Diante desse cenário ruim, algumas sindicatos têm conseguido outros benefícios, como auxílio-alimentação ou reajuste superior nos vales-alimentação e abonos salariais. "Alguns reajustes têm sido postergados por um ou dois meses e, como medida compensatória, algumas categorias têm conseguido abonos para compensar os meses sem reajuste, completa o técnico do Dieese.

Ouça aqui o comentário de  Luis Ribeiro no podcast Dieese. É uma didática explicação, de apenas 6 minutos, que vale a pena ouvir.

Veja ainda:

Boletim De Olho nas Negociações, nº 21, junho/2022.