Ensino superior

Mais uma vez, salários atrasados na Unib. Mantenedora será convocada

Atualizada em 23/05/2022 16:32

Professoras e professores da Universidade Ibirapuera ainda não receberam os salários de abril, conforme denúncias que chegaram ao Sindicato. Mais uma vez, o SinproSP está convocando a Unib ao Foro Conciliatório de Resolução de Conflitos para exigir o pagamento imediato dos salários e a multa por atraso. Também deve usar esse fato na audiência do processo movido pelo Sinpro em nome de todos docentes da Unib.

A ação foi protocolada na Justiça do Trabalho em março de 2022. Além da multa pelos recorrentes atrasos no pagamento dos salários, o SinproSP está cobrando: o não recolhimento da contribuição previdenciária (que é descontada dos salários) e do FGTS; redução salarial de 30% sem diminuição da jornada na mesma proporção e o não pagamento do abono em 2021, que era garantido pela Convenção Coletiva.

Denúncias graves

Como se vê, a ficha corrida da Unib não é pequena. A cada denúncia recebida, o Sindicato mobiliza todos os meios possíveis para a regularização dos problemas e mantém contato permanente com as professoras e professores da Unib. Contudo, a situação parece agravar-se a cada dia.

No dezembro do ano passado, em assembleia convocada pelo SinproSP, os professores da Unib decidiram entrar em greve a partir do dia 14, depois de diversas tentativas de negociação terem fracassado.

A decisão fez a mantenedora correr para apresentar uma proposta de pagamento de todos os atrasados. Em nova assembleia no dia 13, os docentes decidiram aceitar a proposta da Unib e suspenderam a greve.

O SinproSP respeitou a decisão soberana da assembleia, mas alertou que a mantenedora não era digna de confiança. Infelizmente, o tempo acabou por confirmar a advertência do Sindicato.

Mantenha contato com o Sindicato

O SinproSP continuará mantendo contato permanente com todas as professoras e professores da Unib. Se você é sindicalizado e não tem recebido mensagem por e-mail do Sindicato, atualize os seus dados no site. Se você não é sindicalizado, escreva para unib@sinprosp.org.br, solicitando o envio de notícias e informes.

Vale lembrar que o e-mail unib@sinprosp.org.br também serve para tirar dúvidas, receber denúncias e atualizar a lista de professores da Unib, que é importante para o processo que corre na Justiça do Trabalho. O sigilo é totalmente garantido.