Ensino superior

Mais uma grave denúncia contra o grupo Ânima

Atualizada em 19/04/2022 13:23

O SinproSP recebeu nova e grave denúncia contra o grupo Ânima: para que consigam inserir questões para a avaliação A1 das Unidades Curriculares, professoras e professores da Anhembi Morumbi e São Judas precisam aceitar um “Termo de Cessão de Direitos Autorais”, que os leva a transferir para a Instituição, gratuitamente, os direitos sobre a questão cadastrada.

O material “cedido” poderá ser usado em quaisquer das instituições que pertencem ao grupo Ânima, na elaboração de provas e/ou atividades acadêmicas, realizadas por meio impresso ou digital, junto aos discentes de graduação e/ou pós-graduação matriculados qualquer que seja o turno, período ou curso, presencial ou a distância. Sem o aceite ao Termo, não é possível inserir as questões no sistema.

Além dessa cessão forçada, o docente deve declarar que a questão é inédita e de sua autoria, assumindo toda a responsabilidade, moral e material, pela autenticidade das informações.

Com isso, o grupo Ânima tenta apossar-se de algo que não lhe pertence, com o claro objetivo de construir um gigantesco banco de questões que, em avaliações futuras, poderão ser selecionadas em escolhas randômicas por meio de robots. Nesse cenário absurdo, o próximo passo seria exigir que professoras e professores entreguem, também, a resolução de cada questão.

Assim que as denúncias começaram a chegar, o SinproSP exigiu do Ânima a revogação da medida, mas não obteve nenhuma resposta até o momento.

Assim, o Departamento Jurídico do SinproSP recorrerá à Justiça para anular o Termo de Cessão de Direitos Autorais. Por ora, o Sindicato recomenda às professoras e aos professores que não aceitem esse documento, cujo teor é ilegal, humilhante e indecoroso.

O SinproSP divulgará informações sobre todos os fatos novos que vierem a ocorrer e se coloca à disposição das professoras e dos professores das universidades Anhembi Morumbi e São Judas para esclarecer dúvidas e receber novas denúncias. Basta escrever enviar e-mail para anima@sinprosp.org.br. Garantimos sigilo absoluto.