Campanha Salarial

Ensino superior: próxima rodada de negociação será 23

Atualizada em 17/03/2022 17:43

A reunião entre as comissões sindical e patronal que estava prevista para o dia 16 foi transferida para a próxima semana, 23. Segundo Celso Napolitano, presidente da Fepesp, que coordena a campanha salarial, os representantes patronais entregaram uma minuta de contraproposta apenas no dia 15, impossibilitando que todos os sindicatos analisassem o conteúdo e se reunissem para discutir coletivamente. Agora, o Conselho de Entidades Sindicais deve reunir-se no dia 22.

Pauta em três eixos

A pauta de reivindicações foi entregue à comissão patronal em 10 de março. Nessa reunião, os representantes das mantenedoras reconheceram a data base, mas recusaram-se a aceitar a Justiça do Trabalho caso as negociações não avancem.

A proposta dos professores foi aprovada em assembleias em todo o estado no início de fevereiros e unificadas pelos sindicatos. A pauta está organizada em três eixos: o primeiro  deles é a manutenção dos direitos coletivos da atual Convenção; o segundo, é o eixo econômico, que propõe a recuperação da inflação, ganho real nos salários e abono.

Por fim, o terceiro eixo engloba a luta por condições de trabalho, com a regulamentação das atividades remotas e que empregam tecnologias educacionais, bem como o fim dos ensalamentos e outras mudanças que, nos últimos anos, resultaram em maior precarização do trabalho docente. A segurança sanitária no retorno das aulas presenciais também tem destaque na pauta de reivindicações.