Direitos

Duas boas noticias no Sesi e Senai: reajuste e mudanças no plano de saúde

Atualizada em 11/03/2022 13:31

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de fevereiro ficou em 1%,anunciou o Ibge. Faltava apenas esse indicador para conhecer o reajuste salarial dos professores e técnicos de ensino do Sesi e Senai: 10,8%.

O índice será aplicado já ao salário de março, pago no final do mês. O reajuste, que repõe integralmente a inflação (INPC de março/21 a fevereiro/22), integra o Acordo Coletivo de Trabalho aprovado pela assembleia dos professores do Sesi e do Senai, no dia 25 de fevereiro.

Além do reajuste, a proposta prevê a manutenção de todos os direitos coletivos preexistentes, uma revisão no valor da hora-treinamento e a discussão sobre a implantação da reforma do ensino médio no Sesi.

Outra boa notícia: mudanças no plano de saúde atende a uma reivindicação histórica

A nova gestão da Fiesp, agora na presidência do empresário Josué Guimarães, atende a uma das mais importantes revindicações dos professores: a inclusão no plano de saúde, como dependentes, de maridos e companheiras e companheiros por relação estável ou homoafetiva. Até então, só eram admitidas as esposas e filhos dos trabalhadores.

Essa era uma luta tão justa como antiga, que chegou a ser judicializada na gestão Skaf, que se recusava a atender. Agora, encerradas as negociações, o direito foi finalmente reconhecido.

As professoras e professores serão consultados neste mês pelo Sesi/Senai sobre o interesse em incluir seus cônjuges no plano. 

.