Ensino superior

Negociações no ensino superior: sindicatos unificam pauta de reivindicações

Atualizada em 16/02/2022 12:04

Reunidos na manhã de terça-feira (15), os sindicatos que integram a Fepesp unificaram as reivindicações que serão entregues ao sindicato patronal (Semesp). A pauta teve como base as deliberações das assembleias realizadas nos sindicatos em fevereiro (no SinproSP, ocorreu em 10/02 e as decisões foram divulgadas no mesmo dia). Na mesma reunião foi formada a comissão de negociação sindical. 

Uma pauta em três eixos

A pauta de reivindicações está organizada em três eixos: o primeiro  deles é a manutenção dos direitos coletivos da atual Convenção; o segundo, é o eixo econômico, que propõe a recuperação da inflação, ganho real nos salários e abono. Por fim, o terceiro eixo engloba a luta por condições de trabalho, com a regulamentação das atividades remotas e que empregam tecnologias educacionais, bem como o fim dos ensalamentos e outras mudanças que, nos últimos anos, resultaram em maior precarização do trabalho docente. A segurança sanitária no retorno das aulas presenciais também tem destaque na pauta de reivindicações. 

Campanha salarial unificada

A Campanha Salarial é cooordenada pela Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo e envolve a ação integrada e unitária de vinte e quatro sindicatos que representam a maior parte da categoria dos professores de ensino superior privado no estado de São Paulo. Alguns desses sindicatos tambpem representam trabalhadores não docentes e por isso, serão apresentadas aos patrões duas pautas: uma, das professoras e professores e outras, dos auxiliares de administração escolar.

A comissão sindical de negociação deste ano é composta pela Fepesp e dirigentes dos Sinpros São Paulo (Luiz Antonio Barbagli), Campinas (Conceição Fornasari), ABC (Edilene Arjoni Moda), Santos (Walter Alves) e pelo Sintee Presidente Prudente (Ademir Rodrigues).

Com informações da Fepesp

.