Coronavírus

Nova assembleia no dia 20, com reuniões nos locais de trabalho durante a semana

Atualizada em 13/02/2021 17:47

Professoras e professores da educação básica voltaram a se reunir nesse sábado, dia 13, para dar continuidade à assembleia do dia 06, com a discussão de protocolos de retorno às aulas e estratégias de mobilização.

Ao final de mais de três horas de discussão, as professoras e professores presentes decidiram realizar nova assembleia no próximo sábado, dia 20 e aprovaram uma pauta de quinze questões para serem discutidas em reuniões realizadas duante a semana em cada escola e que voltarão a ser debatidas no próximo no próximo sábado.

São temas e propostas importantes, que merecem uma discussão aprofundada da categoria, em seus locais de trabalho e na instância de deliberação coletiva da categoria, que é a assembleia. São elas:

1. Construção de um dia de paralisação com os outros sindicatos ligados à Educação pública e privada, em todo o estado.

2. Divulgação ampla de dados de contágio nas escolas.

3. Manutenção da categoria em estado permanente de mobilização.

4. Defesa de protocolos que garantam proteção também no deslocamento, testagem ampla, vacinação, fornecimento de máscaras e equipamentos, ventilação adequada.

5. Fechamento de turmas ou da escola em caso de constatação de contaminação.

6. Defesa crítica do trabalho remoto. Contra o retorno das aulas presenciais.

7. Priorização da educação infantil, estendendo essas e esses prrofissionais ao grupo de risco.

8. Discussão sobre a sobrecarga de trabalho.

9. Elaboração, por uma comissão, de carta aberta à sociedade.

10. Convocação de reuniões nas escolas.

11. Integração dos professores do Ensino Superior e do Sistema S nas assembleias.

12. Campanha de eleição de delegados sindicais.

13. Inclusão das educadores e dos educadores nos grupos prioritários.

14. Luta pela vacinação universal/Vacinação Já.

15. Defesa do auxílio emergencial.