Parati, literatura e festa
Por Priscilla Brossi Gutierre
Um tributo à Clarisse Lispector marcou o início da terceira edição da Feira Literária Internacional de Parati - ou simplesmente Flip como é mais conhecida - que acontece até o dia 10 de julho, na pequena cidade do litoral fluminense. A escritora é a homenageada deste ano, assim como Vinícius de Morais em 2003 e Guimarães Rosa em 2004.
O resgate de sua obra, de seu legado será permeado por muitas outras discussões literárias. Mas não só elas. De acordo com os organizadores, há o desejo em dialogar também com a não-ficção, de insinuar também o debate político. Tanto que a pauta da Flip 2005 inclui a ficção produzida em países periféricos, jornalismo de guerra e a importância literária da Bíblia.
Entre convidados estão Salman Rushdie, conhecido pelo polêmico “Versos Satânicos” e porta-voz de diversas campanhas em favor das liberdades civis. O escritor anglo-indiano fará em Parati o lançamento mundial de seu novo livro “Shalimar, o equilibrista”, que toca no conflito entre Índia e Paquistão. Participam também Ariano Suassuna, Arnaldo Jabor, o rapper MV Bill, o antropólogo Luiz Eduardo Soares e os escritores Michael Ondaatje e David Grossman.
Destacamos aqui alguns sites para que os professores possam acompanhar a cobertura da Flip 2005:
Cobertura on-line
» Site oficial da Flip 2005
Traz a programação completa, fotos, textos diversos.
» Blog da Flip na revista eletrônica “No mínimo”
Textos, entrevistas, artigos: tudo direto de Parati.
Reportagens
» Revista “Entre Livros”
Leituras litorâneas