Novo depoimento da série fala do professor “sujeito aprendiz”
O processo de formação dos professores deve concentrar suas atenções em cinco dimensões principais: a ética, a política, a epistemológica, a técnica e a estética. Essa é a opinião de Evandro Ghedin, doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade do Estado do Amazonas.
Para o especialista, o educador deve compreender que a forma como ele aprendeu na universidade é completamente distinta da maneira como ele deve ensinar seus alunos. “Não adianta simplesmente querer fazer aplicações ou transposições”, adverte o autor de obras como “Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito” (editora Cortez) e de “A Filosofia e o filosofar” (editora Uniletras). “Ensino e aprendizagem são dinâmicas complementares, mas diferentes”, completa.
O depoimento de Ghedin é o oitavo da série “O Futuro do Professor”, idealizada pelo Sindicato como mais um espaço de estímulo à reflexão e à troca de idéias e de experiências sobre a profissão.
Clique aqui para ler o depoimento de Evandro Ghedin.