Depois da reclamação do SinproSP, Laureate muda acordo sobre direitos autorais
Professores de diferentes instituições mantidas pelo Grupo Laureate recorreram ao SinproSP por causa do acordo de cessão de direito autoral e de imagem que a mantenedora queria ver assinado. Eles tinham motivo para reclamar, já que o documento transferia o material gravado para a empresa por tempo indeterminado, permitindo a sua exploração comercial para qualquer fim, mesmo depois da pandemia.
O SinproSP procurou a direção do Laureate para que o acordo fosse anulado e substituído por um outro documento, garantindo aos professores que o material gravado seria usado exclusivamente como alternativa à suspensão das aulas presenciais durante a pandemia.
O novo acordo limita o uso do material ao ano de 2020 e define com maior clareza a sua finalidade. Por isso, não dá liberdade de exploração comercial para além de seu objetivo inicial.
Mesmo para quem já assinou o acordo, este novo texto substitui a versão anterior, mas precisa ser assinado.
O SinproSP se coloca à disposição de todas as professoras e professores. Sendo necessários mais esclarecimentos ou orientação para casos particulares, basta escrever para laureate@sinprosp.org.br