O professor do futuro
O SINPRO-SP inicia aqui mais uma série especial temática que pretende abrir espaço para a discussão sobre “quem é o professor do futuro e quais os desafios e dilemas que nos aguardam”. O que já mudou e o que ainda está mudando, em relação à realidade vivida há dez anos? Quais as novas tarefas e responsabilidades docentes? Como acompanhar essa evolução? Qual a importância e o significado das novas tecnologias de informação? Como vencer as resistências e truculências que ainda estão arraigadas em alguns setores da educação particular?
Essas são algumas das questões que o Sindicato pretende perseguir. A intenção não é apresentar respostas prontas – afinal, esse é ainda um processo relativamente recente, e talvez existam mais questões a levantar do que afirmações a fazer. O que se deseja é garantir um espaço privilegiado e qualificado para as reflexões, o relato de experiências, o testemunho e o depoimento de educadores e especialistas que estudam detalhada e profundamente todas essas questões.
Na estréia, quem “fala” e oferece sua contribuição – e já são mais de 40 anos de docência e de atividades ligadas à pesquisa acadêmica – é João Antonio Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP e autor da coleção “A Sociedade e a Economia no Novo Milênio” Para ele, o professor deve assumir contemporaneamente uma postura muito mais próxima daquela que é exercida pelos orientadores de pós-graduação.
O Sindicato espera que, a partir dos depoimentos, a categoria possa esclarecer dúvidas, amadurecer argumentos e construir propostas concretas de experiências e alternativas que possam ser levadas para as salas de aula. Para enfrentar os novos tempos, é preciso conhecer, antes de mais nada, os desafios que são anunciados. O SINPRO-SP pretende ajudar a dar esse primeiro passo.
Leia o depoimento do João Antonio Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP