Assinados os acordos do Sesi e do Senai
Aprovados pelos professores na assembléia realizada no dia 9 de abril, os acordos coletivos do Sesi, Senai e Senai Superior foram assinados hoje, na sede da Fiesp.
O índice global é de 7,36%, se forem considerados o reajuste de 6,43% e o aumento da hora-atividade, que passa para 15%.
O reajuste é retroativo a março e as diferenças serão pagas junto com os salários de abril.
Novas cláusulas
Os Acordos Coletivos dos Professores do SESI e do SENAI mantiveram as cláusulas sociais e ainda ampliaram os direitos coletivos da categoria. Veja as novidades:
- complementação do auxílio-doença - a integralização dos salários durante seis meses de licença médica, consecutivos ou não, foi estandida a todos os professores, inclusive os do SESI que não participam do INDUSPREV.
- recesso no SESI em julho – os primeiros quinze dias do recesso foram transferidos para a segunda quinzena de julho (de 16 a 31).
- Dia do Professor – não há aula (feriado escolar), podendo ser antecipado para compatilizá-lo ao feriado de 12 de outubro.
- Férias proporcionais no pedido de demissão – professor com menos de um ano de casa que pedir demissão passa a ter direito a receber férias proporcionais.
- Creche – o reembolso-creche de 50% de um salário mínimo será pago por oito meses – e não mais seis meses - a partir do término da licença gestante.
- Assédio moral – a Comissão de Acompanhamento deverá regulamentar os procedimentos para apuração de denúncias contra abuso de poder das chefias.
- Soropositividade HIV – a estabilidade no emprego será objeto de discussão e regulamentação na Comissão de Acompanhamento.
Fonte:FEPESP