CNE fará audiências públicas sobre proposta de base curricular no ensino médio
Modificado em 16/04, às 11h42
Uma semana depois de o MEC entregar sua proposta de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, o Conselho Nacional de Educação (CNE) divulgou o cronograma de audiências públicas em cinco cidades. Em São Paulo, ela será realizada dia 08/06.
Em 2017, o CNE também promoveu audiências públicas entre julho e setembro antes de aprovar a resolução sobre a Base Nacional na educação infantil e no ensino fundamental (o documento acabou aprovado em dezembro).
Proposta esvazia currículo
Desta vez, as audiências públicas prometem ser ainda mais concorridas. Afinal, a proposta para o ensino médio que o MEC encaminhou ao Conselho Nacional trata de apenas duas disciplinas: Português e Matemática, inseridas respectivamente nas áreas do conhecimento de Linguagens e Matemática.
Além delas, o documento trata de maneira genérica outros dois campos de saber: Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Pra se ter uma ideia do grau de esvaziamento, de um total de 105 páginas, apenas 10 estão reservadas às Ciências da Natureza e outras 20 para Humanidades.
Conteúdo à distância
Soma-se a isso a divulgação, pelo Jornal Folha de S. Paulo, de uma proposta em discussão no CNE que libera até 40% da carga horária para ensino a distância . O texto em debate atualiza as Diretrizes Curriculares e não foi tornado público.
Dada a gravidade da situação, o SinproSP recomenda a participação de todos os professores na audiência pública e que a preparação comece desde já, pela leitura da proposta apresentada pelo governo.
O CNE divulgou apenas o calendário, sem informar o local onde as audiências serão realizadas. Se ocorrer o mesmo que no ano passado, as inscrições presenciais (que ainda não começaram) se esgotaram rapidamente, mas o evento foi transmitidos pela internet.
BNCC ENSINO MÉDIO - ÍNTEGRA DA PROPOSTA DO MEC (abril/2018) |