Livro discute a mercadoria chamada ensino superior privado
‘O negócio da Educação – a aventura das universidades privadas na terra do capitalismo sem risco’. O título sugestivo dá nome ao livro publicado pela Federação dos Professores do Estado de São Paulo e Editora Olho D’Água, lançado em abril e agora disponível em ebook, com acesso liberado.
Organizado pelo professor Gilberto Maringoni, o livro reúne dez artigos escritos por diferentes especialistas. Juntos, eles compõem um panorama amplo e aprofundado que reconta o processo de expansão e mercantilização do ensino superior privado.
A partir dos anos 90, o setor foi beneficiado por políticas públicas de desregulamentação e de financiamento do setor. Se a primeira resultou em liberdade para abrir novos cursos, a segunda assegurou o mercado para absorver as vagas recém-abertas.
Com a deficiente oferta de vagas públicas e a mão generosa do Estado, o ensino superior privado tornou-se um negócio muito rentável e de baixo risco e passou a atrair investidores cuja único interesse era ter altas taxas de retorno. Chamou a atenção de instituições estrangeiras.
Os artigos discutem esse processo sob diferentes perspectivas: o impacto sobre o trabalho docente, o financiamento público, a padronização da gestão, a abertura do capital, a questão da autonomia.
Um único artigo se distancia deste debate para discutir os interesses de grupos e editoras não mais no ensino superior, mas na educação básica. Trata-se do artigo escrito pela professoras Theresa Adrião, da Faculdade de Educação da Unicamp, intitulado “A privatização dos processos pedagógicos: grupos editoriais e os negócios na educação básica”.
Versões impressa e digital
O livro ‘O negócio da Educação’ pode ser encontrado nas livrarias, em versão impressa, ao preço sugerido de R$ 35,00. Ele também pode ser acessado em versão digital, sem custo, no endereço http://www.digitalws.com/clientes/ebook/OlhoDagua/index.html