Começam as negociações intersindicais
Nos dias 20 e 21 de janeiro, aconteceram as primeiras rodadas de negociação da campanha salarial 2004.
Na educação básica, boa parte da reunião com o sindicato patronal (Sieeesp), ocorrida no dia 20, foi marcada pela discussão do dissídio coletivo de 2003. Os SINPROs exigem o cumprimento imediato da sentença e reafirmaram: por bem ou por mal, as escolas terão que cumprir o que a Justiça determinou. Em relação às reivindicações para a campanha salarial 2004, o Sieeesp repetiu o que parece ter virado tradição: não apresentou contraproposta, limitando-se a falar da crise econômica enfrentada pelo setor.
No ensino superior, a primeira reunião com o Semesp – que aconteceu no dia 21 - serviu para definir as regras de negociação e também o calendário das próximas rodadas. As discussões estarão focadas nas cláusulas econômicas, já que, neste segmento, as cláusulas sociais estão garantidas até 28 de fevereiro de 2005, de acordo com a convenção coletiva assinada o ano passado.
Por fim, os representantes do Sesi e do Senai apresentaram, na reunião ocorrida também no dia 21, uma resposta por escrito às reivindicações dos professores, registrando alguns avanços em cláusulas sociais.
Próximas rodadas de negociação
Sesi/Senai: 27/01/03
Ensino superior: 03/02/04
Educação básica: 10/02/04
Com informações da FEPESP