Ensino superior

São Marcos tenta mais uma vez desrespeitar a lei

Atualizada em 11/01/2012 14:58

Sob supervisão do MEC desde março do ano passado, a São Marcos não pode abrir processo seletivo para o ingresso de novos alunos até que as irregularidades sejam regularizadas. Mas a universidade tenta, mais uma vez, ludibriar a lei e mantém chamada para "processo seletivo continuado 2012" no site da instituição: http://smarcos.br.

O campus Ipiranga da São Marcos está sob intervenção judicial em decorrência dos inúmeros problemas trabalhistas. Tanto que vem sendo administrada por Maria Aurélia Varella, nomeada reitora por decisão da Justiça. O processo está disponível no site http://smarcos.net, onde se pode verificar, inclusive, a sentença judicial que afastou os antigos administradores. Eles, no entanto, ignoram o fato e continuam a propagar processo seletivo, contratação de professores e até novo campus no site que administram.

No final do ano, a universidade foi despejada da sede do Ipiranga por não pagar o aluguel há mais de cinco anos, como noticiou a Folha de S. Paulo ( leia aqui a matéria).

No último dia 10, o campus Paulínia também foi tomado pela intervenção judicial (leia aqui reportagem do Estadão).

Histórico de irregularidades

A São Marcos tem um longo histórico de irregularidades contra seus professores. Atrasos crônicos de salários, retenção das contribuições ao INSS e à Receita Federal, desrespeito às leis trabalhistas e educacionais.

O SINPRO-SP acionou, em inúmeras oportunidades, a Justiça do Trabalho e chegou a fechar acordos para que as pendências fossem sanadas. Infelizmente, os mantenedores não foram capazes de cumpri-los. O Sindicado também já denunciou ao MEC e ao Ministério do Trabalho as dificuldades vividas pelos professores.

.