Eventos

A hora da grande dama da Literatura, Clarice Lispector

Atualizada em 09/12/2011 15:33
foto: Clarice Lispector
Madalena Schwartz / Acervo Instituto Moreira Salles

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência, e sim de sentir...” Se estivesse viva Clarice Lispector completaria 91 anos no dia 10 deste mês. E este ano, seu aniversário será comemorado em grande estilo.O evento A Hora de Clarice é uma iniciativa do Instituto Moreira Salles(IMS) para homenagear a mulher considerada à frente do seu tempo que se mantém atual até hoje.

Ainda que programação esteja mais focada no Rio de Janeiro, o jornalista e escritor José Castello, e também responsável pela organização do livro “Clarice na Cabeceira – Romances” , ministrará uma palestra na Livraria Cultura, na capital paulista. E como Clarice é uma autora que atravessa o tempo e a idade há uma programação dedicada aos pequenos. A contação de histórias do “Como nasceram as estrelas” acontece em três endereços na capital.

Excessivamente lúcida como ela mesma se definia, Clarice foi uma mulher considerada à frente de seu tempo. Seja na literatura ou na vida pessoal, a escritora sempre preferiu a intuição a fórmulas prontas.

Em uma época onde o regionalismo e o sofrimento nordestino dominavam a produção literária no Brasil, Clarice lança sua primeira obra. O texto introspectivo, sua característica mais marcante, foi associado a grandes nomes como James Joyce e Virgínia Woolf. Autores que a escritora afirmou nunca ter lido antes de seu primeiro romance.

Para ela escrever não era apenas transcrever seus pensamentos para o papel, escrever ultrapassava isso. Seus sentimentos precisavam estar ali, o momento presente, aquele que após um instante não era mais o mesmo, já se tornava passado, tinha a absoluta necessidade de ser reportado da maneira como foi sentido ou vivido.

Com essa maneira intensa, e completamente diferente dos padrões para a época, Clarice se consolidou como escritora e fez sua obra se manter atual sempre. Nas redes sociais, como o Facebook, ela é a autora com o maior número de citações nas páginas de usuários e seus livros estão presentes na maioria dos grandes vestibulares.

Por obra do destino Clarice, que nasceu Haia Pinkhasovna Lispector na cidade de Tchetchelnik na Ucrânia, veio para o Brasil com apenas dois meses de idade.Uma vez perguntada sobre a sua naturalidade respondeu “Sou brasileira. Nunca pisei naquela terra (Ucrânia), fui carregada”. Ao chegar em aqui, a pequena Haia teve seu nome mudado para Clarice por sugestão dos tios que acolheram toda a família Lispector.

Para saber mais

A Editora Rocco organizou um site especialmente para Clarice, com informações sobre a escritora, suas obras e fotos e outros conteúdos muito interessantes. Acesse claricelispector.com.br

O Instituto Moreira Salles preparou o Cadernos de Literatura Brasileira. Veja a edição especial sobre Clarice ims.uol.com.br

Confira aqui a programação completa sobre o evento A Hora de Clarice ims.uol.com.br

Agradecemos ao Instituto Moreira Salles pelas belas imagens cedidas a nós

Banner do evento: Hora de Clarice
.