Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui

Visitas às escolas, um compromisso histórico do SinproSP

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

No primeiro semestre de 2024, entre fevereiro e junho, as diretoras e diretores de base do Sindicato e as agentes sindicais visitaram 343 escolas da Educação Básica, em todas as regiões e diferentes bairros da cidade. Vale lembrar que, por conta da rotina escolar, esses encontros se concentram nos intervalos das aulas, o que exige também uma estratégia específica e muito bem organizada de atuação. Esse é um trabalho político consolidado, que faz parte da história e dos compromissos do SinproSP, tarefa que permitiu inclusive alcançar uma expressiva taxa de sindicalização da categoria, bem acima dos índices nacionais.

Esses diálogos com professoras e professores representam momentos importantíssimos de boas trocas e escutas, fundamentais para que as ações e as lutas sindicais possam ser organizadas, expressando os anseios e as demandas das e dos docentes, sempre em busca da garantia de direitos e de condições dignas de trabalho para todas e todos. Além disso, permitem ainda que possam ser esclarecidas dúvidas das mais diferentes naturezas.

É por tudo isso que, no segundo semestre, com a sua colaboração, queremos ampliar significativamente esse número de visitas. Sua escola ainda não foi visitada? Você quer que o Sindicato esteja na sala de professoras e professores da instituição em que você dá aulas? Entre em contato com a gente pelo e-mail visitasescolas@sinprosp.org.br e faça essa solicitação. A diretoria vai organizar essa logística. Porque "todo artista tem de ir aonde o povo está" - e o SinproSP quer estar sempre junto com você.

Semana de visitas também no Sesi
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Na semana de 05 a 09 de agosto, aproveitando o início de um novo semestre letivo, o SinproSP realizou mais uma temporada de visitas às unidades de ensino do Sesi na capital. Em pauta, informes sobre os principais temas tratados na comissão de acompanhamento do Acordo Coletivo (a reunião aconteceu no final do semestre passado), além de orientações a respeito da cobrança da contribuição assistencial, que ajuda a fortalecer financeira e politicamente o Sindicato e foi aprovada por ampla maioria em assembleia da categoria. Em breve, mais uma rodada de visitas acontecerá também nas instituições de Ensino Superior.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Clique na imagem para acessar a programação completa

Novidades boas neste início de semestre…
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

No "SinproSP No Ar", Sofia Aragão, coordenadora da Escola de Professores do SinproSP, conversa com Milena Buarque sobre as atividades e a programação de lives e cursos do segundo semestre, que tratam de temas como crise climática, bullying e inclusão em sala de aula, entre outros. Sofia também traz novidades a respeito do Clube de Leitura, mais uma iniciativa do Sindicato, que vai debater em setembro a obra "Festas Populares no Brasil", de Lélia González. "A gente que está em sala de aula, indo de um lado para o outro, deve parar em algum momento para buscar essa atualização. É preciso investir nisso", explica Sofia. Ouça aqui o episódio

Tem live na terça, 13 de agosto
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Na segunda aula ao vivo da Escola de Professores neste segundo semestre, Ana Maria Aragão, que é psicóloga e professora da Unicamp, além de colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma instituição, discute a convivência ética e democrática nas escolas. Com foco em indicadores de conflitos e propostas de superação, a ideia é, a partir do diálogo, apresentar estratégias para quem está em sala de aula. A live será transmitida no Youtube do SinproSP, na próxima terça-feira, 13 de agosto, às 19h. Inscreva-se

Agosto Lilás
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Agosto, o mês lilás, tem como objetivo desenvolver ações de combate à violência contra as mulheres. Participando dessa rede solidária necessária, o SinproSP volta a sugerir a leitura da cartilha "Violência Contra a Mulher - Conhecer para Combater", organizada pelo Sindicato, em parceria com a LBS Advogadas e Advogados. A apresentação do documento lembra que "o engajamento social é condição indispensável para a construção de uma cultura de não-violência, especialmente dentro das escolas, por meio da atuação atenta de toda a comunidade escolar nas ações de prevenção, de acolhimento a vítimas e de combate via denúncias". Acesse aqui a cartilha, versão eletrônica. E ajude a divulgá-la.

Conselho Nacional de Educação

O professor Cesar Callegari, sociólogo e presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, foi nomeado pela Presidência da República para fazer parte da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, órgão do Ministério da Educação que tem como objetivo "assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, no aprimoramento e na consolidação da educação nacional de qualidade". A diretoria do SinproSP celebra a indicação, parabeniza o companheiro e deseja a ele muito sucesso nessa nova jornada.

Leia também:
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Adaptação feita pelo Grupo Prole. Ingressos grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão. Classificação: Livre. Duração: 45 minutos. Em cartaz no Centro Cultural São Paulo, Sala Ademar Guerra, de 11 a 25 de agosto. Sábados e domingos, às 15h. Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Liberdade. O Grupo Prole é parceiro cultural do SinproSP e estará na edição de outubro da revista Giz.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para acessar a opção de exclusão.