Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Educação Básica: é hora dos salários com o aumento garantido pela Convenção

Já conferiu o seu holerite deste mês? Pois fique atento e atenta e faça essa conferência de forma cuidadosa: a Convenção Coletiva recentemente assinada garante a todos os professores e professoras da Educação Básica, sem qualquer exceção, o aumento de 5% (3,44% como recomposição da inflação e mais 1,56% de aumento real). Esse valor deve ter sido pago nos salários de maio (até o quinto dia útil de junho, ou seja, dia 06), incluindo todos os retroativos a março e abril. Atenção também: as escolas que decidirem não pagar a PLR ou abono de 18% em outubro deverão acrescentar mais 1,5% a esse reajuste, totalizando, portanto, 6,5%. Em caso de dúvida ou irregularidade, estamos à disposição. Entre imediatamente em contato com o Sindicato, pelo atendimento eletrônico. O sigilo é garantido. E já há toda uma estrutura especialmente preparada pela diretoria do SinproSP para cobrar as escolas que não cumprirem o que determina a Convenção e fazer valer os direitos da categoria.

Professoras e professores do Sesi/Senai têm assembleia no dia 15/06

Na próxima terça-feira, dia 11 de junho, dando conta do compromisso firmado durante a campanha salarial do segmento, o SinproSP fará com a diretoria de Educação do Sesi/Senai a primeira reunião de acompanhamento pedagógico do ano. Em pauta, questões que estão no comunicado conjunto divulgado pelo Sesi e pela Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo) e outros assuntos fundamentais para o cotidiano em sala de aula e nas unidades de ensino: excesso de trabalho; horários e formas de comunicações institucionais; horários escolares; planejamento das DPCs e DPACs; o tema da inclusão e turmas da Educação Básica I (primeiros e segundos anos). Em seguida, para refletir coletivamente e avaliar os resultados dessa reunião, vamos nos reunir em assembleia remota no sábado, dia 15 de junho, às 10h. As inscrições podem ser feitas aqui (até às 8h do próprio sábado). Como também finaliza o processo da Campanha Salarial, a assembleia vai deliberar ainda sobre a cobrança da contribuição assistencial. Avise as e os colegas. E participe. Contamos com sua presença!

Atenção - No Ensino Superior, acontece na próxima segunda-feira, dia 10, mais uma rodada de negociação. Ela poderá indicar a possibilidade concreta de apresentação de uma nova contraproposta patronal, ainda neste semestre. Aguardem as informações.

Fim dos prazos para oposição à contribuição assistencial

Seguindo determinação de assembleias, os prazos para a entrega da carta de oposição à cobrança da contribuição assistencial encerraram-se no dia 31 de maio (via Correios) e no dia 05 de junho (presencialmente, na sede do Sindicato). Todas as manifestações recebidas nesse período e que observaram as regras estabelecidas foram devidamente registradas no sistema do Sindicato, para que o desconto não seja feito, respeitando assim o legítimo e democrático desejo dessas professoras e professores.

Desde o início de maio, o SinproSP garantiu ampla divulgação a todas as informações e orientações sobre a contribuição, em seus diferentes veículos e redes de comunicação, incluindo a publicação de um guia com "perguntas e respostas" e também de uma sugestão de modelo de carta de oposição. Foi o compromisso assumido - e cumprido - pela diretoria do Sindicato.

Agora, e novamente de acordo com decisão de assembleias, o desconto deverá acontecer no salário do mês de junho, em parcela única, no valor de 3%, para professoras e professores não sindicalizados da Educação Básica e do Senac que não fizeram oposição e apenas em uma escola, em caso de trabalhar em mais de uma instituição. Reforçando: para sindicalizadas e sindicalizados, nada muda, e não haverá qualquer cobrança extra (apenas o desconto da mensalidade associativa). É sempre importante lembrar também que o Ensino Superior e o Sesi/Senai ainda não deliberaram sobre a contribuição assistencial.

A diretoria do SinproSP reafirma, assim, a avaliação feita em editorial publicado recentemente: "a contribuição assistencial chega agora para enfrentar uma das tantas perversidades impostas pelo neoliberalismo da reforma trabalhista. Ao ajudar na sustentação financeira do Sindicato, fortalece também politicamente a entidade - e permite garantir universalidade e equidade para a categoria, já que as convenções e acordos coletivos assinados valem para todas e todos, sem diferenciações ou exceções. O SinproSP, cada vez mais forte e representativo, reafirma seu compromisso de estar sempre junto com você".

Olha a hora extra na festa junina aí, gente!
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Festa junina é sempre bacana. A gente se diverte. Mas não se deixe enganar pelas falas mansas do "é bom poder contar com a sua colaboração". A cláusula 9 da Convenção Coletiva da Educação Básica define atividade extra como "todo trabalho desenvolvido em horário diferente daquele habitualmente realizado na semana"; como tal, "ainda que constem do calendário escolar como atividade letiva, serão pagas com acréscimo de 50%"; aos domingos, esse extra é de 100%. Professora e professor, estamos falando de seu justíssimo direito. Não aceite pressões e denuncie as irregularidades ao Sindicato. O anonimato é garantido. Tem quadrilha, pipoca e quentão? Tem também hora extra para professoras e professores!

Sinpro No Ar conversa sobre as denúncias contra as escolas
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

"Temos toda uma estrutura preparada para receber e dar conta das mais diferentes denúncias feitas por professoras e professores, durante todo o ano, de acordo com as especificidades", explica Walter Alves, diretor e secretário geral do SinproSP. "Neste final de primeiro semestre, por exemplo, já montamos um esquema especial para exigir o cumprimento das cláusulas da Convenção Coletiva, como o reajuste retroativo a março e o pagamento das atividades adaptadas, além de cobrar também as horas extras pelo trabalho nas festas juninas". Ouça aqui

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Com trilha sonora ao vivo, em homenagem aos 80 anos de Chico Buarque. Domingo, 16 de junho, às 15h. Museu da Imagem e do Som. Av. Europa, 158 - Jd. Europa. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), disponíveis na plataforma MegaPass e na bilheteria do MIS.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para acessar a opção de exclusão.