Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui

Professoras e professores do Superior têm nova assembleia no dia 23 de maio

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Na reunião de negociação realizada na segunda-feira, dia 06 de maio, a Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo) colocou na mesa de conversas do Ensino Superior, oficialmente, uma proposta que contempla as deliberações da categoria e procura delimitar o que em negociação se chama de "zona de conflito", concentrando as reivindicações em três focos específicos: a reposição da inflação com garantia de aumento real; o piso salarial; e a regulamentação das disciplinas a distância em cursos presenciais. "Reafirmamos nossas reivindicações, na tentativa de superar o pretenso impasse e demonstrar o jogo de cena levado a efeito pela representação patronal. Afirmamos claramente que queremos negociar com seriedade e de forma objetiva, até porque já havia o compromisso, firmado no ano passado, de discutir agora essas questões", diz Celso Napolitano, presidente do SinproSP.

Ele faz questão de reforçar que, por conta da vitoriosa campanha do ano passado, quando não desistimos, exigimos e conquistamos, todas as demais cláusulas da convenção coletiva (incluindo direitos como recesso, férias, bolsas de estudos e plano de saúde) estão garantidas até fevereiro de 2025. "Portanto, os patrões podem até fazer bravatas e tentar desviar as atenções do principal, mas não haverá qualquer tipo de retrocesso", destaca. Para avaliar os rumos do nosso movimento, fazer barulho e aumentar a pressão sobre os mantenedores, já está marcada mais uma assembleia da campanha. Será na quinta-feira, dia 23 de maio, às 15h30, via Zoom. As inscrições podem ser feitas até às 13h30 do próprio dia 23. "Até lá, mais uma rodada de visitas às instituições será realizada, para conversar com professoras e professores e intensificar a mobilização. E os carros de som estarão de novo nas ruas. Os patrões querem travar o processo. Nós queremos avançar. E eles terão que nos ouvir", finaliza Celso.

Nas escolas, conversando sobre os avanços da Convenção
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Depois da assembleia do último dia 27 de abril, diretoras e diretores de base e as agentes de sindicalização do SinproSP já estão novamente visitando as escolas da Educação Básica, para agora conversar com a categoria a respeito dos avanços (ganhos financeiros reais e novas barreiras ao excesso de trabalho) garantidos pela nova Convenção Coletiva. Nesses diálogos, são também oferecidas todas as orientações a respeito da contribuição assistencial, aprovada na assembleia. Acesse aqui e ouça a sonora. No mês de abril, foram visitadas mais 103 escolas - em três meses, de fevereiro a abril, esse número chega a 233. É a diretoria do SinproSP sempre indo aonde a categoria está.

SinproSP no Memorial da Resistência
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Em mais uma conversa da série "Encontros Literários", Ailton Fernandes, diretor do SinproSP, entrevista Ana Pato, pesquisadora, curadora e diretora técnica do Memorial da Resistência, que funciona no antigo prédio do Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (DEOPS-SP). Ana conta um pouco da trajetória do Memorial e destaca as marcas de resistências lá registradas, inclusive nas paredes das celas, além de tratar também da importância de se preservar as memórias individuais e coletivas. O Memorial é visitado anualmente por cerca de 80 mil pessoas - e boa parte desse público é formado por estudantes. A íntegra da conversa está disponível no canal do Sindicato no YouTube.

"Um defeito de cor" em destaque no SinproSP No Ar
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O SinproSP no Ar traz uma conversa especialíssima com a escritora Ana Maria Gonçalves, autora de "Um defeito de cor", uma das obras mais importantes da literatura brasileira contemporânea. Ela fala sobre o processo de criação da obra, o trabalho de pesquisa e construção das personagens, os silenciamentos, a disputa de narrativas e a reconquista de espaços, com reflexões também sobre memórias e resistências, além de destacar como a obra pode ser usada em sala de aula. "As artes têm esse papel de tirar a sociedade de um lugar de conforto. A esperança se dá nesse pacto com a imaginação". Ouça aqui o episódio. E ajude a divulgá-lo para suas listas e contatos.

Feriado de Corpus Christi na Colônia de Férias
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Num ano com poucos feriados prolongados, que tal aproveitar os quatro dias de Corpus Christi na Colônia de Férias do Sindicato? Piscinas, quadra de beach tennis, rodas de música, boa comida e toda a estrutura e conforto para garantir sua diversão e descanso. As reservas estarão disponíveis a partir de 12 de maio, domingo, 20h, no site do Sindicato. As inscrições se darão por ordem de chegada - assim, estarão contempladas e contemplados os vinte primeiros inscritos (são vinte apartamentos). As demais solicitações farão parte da lista de espera - e serão chamadas de acordo com a disponibilidade. Aproveite. E bom feriadão!

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Em cartaz até 17 de julho, a exposição "Em Cena" apresenta ao público uma reunião de obras da artista de origem judaica, Eleonore Koch (1926-2018), nascida na Alemanha, que se refugiou no Brasil com a família aos 12 anos de idade. Sua pintura remete ao exílio, à desterritorialização, a um senso de estar no mundo, ciente de privilégios e das consequências das próprias escolhas. Entrada gratuita. Mais informações

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para acessar a opção de exclusão.