Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim,
clique aqui
SinproSP no Ar conversa sobre desafios da profissão docente
Depois de seis anos de governos de extrema direita, 2023 começou com ventos mais suaves e promissores para a Educação brasileira, embalados pelo esperançar de Paulo Freire. A avaliação é de Celso Napolitano, presidente do SinproSP e da Fepesp, que destaca a realização, em janeiro próximo, da Conferência Nacional de Educação (Conae), “uma etapa importante para nos permitir ter políticas educacionais com contornos bem mais democráticos”. No podcast, ele relembra ainda as recentes lutas, mobilizações e importantes vitórias das professoras e professores das escolas particulares de São Paulo, nos diferentes segmentos. E reforça: “nossa disposição é avançar ainda mais nessas conquistas e nas condições de trabalho dignas para a categoria”. Ouça a conversa.
|
|
Atuação do SinproSP garante o pagamento da PLR
O movimento político feito pelo Sindicato, sempre informando, orientando e organizando a categoria, na defesa irrestrita dos direitos de professoras e professores, trouxe mais uma vez resultados efetivos e boas notícias: depois do dia 15 de outubro, prazo final para o pagamento da PLR ou do abono, recebemos apenas doze denúncias de escolas que não deram conta dessa obrigação. Essas irregularidades já estão sendo apuradas, e as instituições serão imediatamente convocadas, para fazer com que cumpram o que está garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho, na cláusula 14. Em 2023 isso corresponde a 18% do salário bruto. Reforçamos a orientação: confira seu holerite. Se você não recebeu – ou em caso de dúvidas -, entre imediatamente em contato com o SinproSP.
É seu direito. SinproSP, sempre com você.
|
|
SinproSP participa de protesto contra o Vitamina
A professora Silvia Barbara, diretora do SinproSP, participou na manhã do domingo, 22 de outubro, do protesto contra o grupo chileno Vitamina, que aconteceu em frente ao prédio do Consulado do Chile, na avenida Paulista, denunciando publicamente, mais uma vez, o rastro de destruição patrocinado pelo conglomerado empresarial, com demissões em massa, não pagamento de salários e direitos trabalhistas e fechamento de escolas. “A entrada do grupo Vitamina foi uma tragédia, que destruiu escolas e empregos. Estou nessa luta desde 2021 e sou testemunha da coragem das professoras e dos professores. Mas nós nunca desistimos e não vamos desistir até que o Sr. Alejandro seja responsabilizado e pague tudo o que deve”, disse a Silvia. Leia mais aqui
|
|
Seminário da Giz debate inteligência artificial e colonialismo digital
A edição de reestreia da revista Giz traz um dossiê especial que pretende refletir sobre o avanço das máquinas e da inteligência artificial, incluindo seus impactos e perigos para a atividade docente. Para dialogar com o tema, o SinproSP realizou recentemente o seminário “Deus Ex Machina - Inteligência Artificial, Cultura e Tecnologia”. O evento contou com as participações de Deivison Faustino e Walter Lippold, autores de “Colonialismo Digital - Por uma crítica hacker-fanoniana”, lançado pela editora Boitempo, além de Sérgio Amadeu (UFABC) e Pollyana Ferrari (PUC/SP). A mediação foi de Mayara Gregoracci dos Santos, diretora do Sindicato. Leia a revista e veja o seminário, na íntegra
|
|
Revista Educação para sindicalizadas e sindicalizados
Sindicalizadas e sindicalizados têm acesso gratuito, via app, a todas as edições da Revista Educação. Para garantir esse benefício, é preciso baixar o aplicativo da revista no seu smartphone ou tablet ( para IPhone e para Android). Depois, ao abrir o aplicativo, clique no símbolo de três barras horizontais paralelas que se encontra no canto superior esquerdo. Entre em "Desbloquear Código". Insira o código PLATAFORMAEDUCASINPRO. Pronto! Você terá acesso a todas as edições da revista Educação e especiais, além de todo o acervo da publicação disponível no aplicativo, com matérias relacionadas a políticas públicas, inovações no setor, literatura, pedagogia e cultura. Cada sindicalizada ou sindicalizado poderá acessar por até três dispositivos diferentes. É mais um presente do SinproSP para o Mês das Professoras e dos Professores. Aproveite.
|
|
SinproSP Presente
|
|
Livro com desconto
|
|
|
"O Centro MariAntonia da USP inaugura, no dia 27 de outubro, às 19 horas, a exposição Batalha a preservar: Maria Antônia, 55 anos – fotografias Hiroto Yoshioka, com curadoria do arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Eduardo Costa, e da historiadora Deborah Neves. A visitação acontece de terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita. Vinculada às comemorações dos 30 anos de inauguração do Centro MariAntonia, e rememorando os 55 anos da batalha da rua Maria Antônia, a mostra apresenta as imagens fotografadas por Hiroto Yoshioka no dia 3 de outubro de 1968 durante a batalha, além de material audiovisual."
Mais
informações
|
|
O SinproSP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha
apreciado
esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail,
clique aqui
para acessar a opção de exclusão.