A importância de ser filiado ao SinproSP

A filiação a um sindicato é um direito garantido pela Constituição e é também um ato voluntário. Quem decide associar-se ao SinproSP manifesta a escolha por estabelecer laços com a sua categoria profissional e ajuda a construir uma identidade coletiva, essencial à valorização docente.

O SinproSP existe para ser a voz organizada da categoria, reverberando publicamente seus anseios e necessidades. E a sindicailzação de um grande número de professores dá maior representatividade ao Sindicato e orienta as suas ações. 

Nesta via de mão dupla, professoras e professores fortalecem o SinproSP e encontram nele um instrumento de defesa e de organização da luta por melhores condições de trabalho e valorização profissional.

Além disso – e não menos importante – o Sindicato mantém a seus associados um a série de serviços sem custo adicional ou a preços muito acessíveis: advogados nas áreas trabalhista e previdenciária, tratamento de voz com fonoaudiólogas, plano de saúde, colônia de férias entre outros.

Por tudo isso, é muito importante filiar-se ao Sindicato. Se você ainda não é filiado ao SinproSP, sindicalize-se aqui.

Como o SinproSP é mantido
O SinproSP foi o primeiro sindicato brasileiro a ter como principal fonte de receita a contribuição das professoras e professores sindicalizados, sem a cobrança compulsória de taxas. Esse projeto, iniciado numa assembleia histórica em 1998, estava baseado no princípio de que a categoria reconhece a importância do Sindicato e se dispõe a mantê-lo, de forma consciente e livre.
Esse ato de vontade política tem sido reafirmado todos os anos, na assembleia de previsão orçamentária realizada sempre no mês de novembro. Nela, a categoria decide como o SinproSP deve ser mantido no ano seguinte e de que forma os recursos serão empregados.
Professoras e professores sindicalizados contribuem mensalmente com 0,75% do salário. Quem leciona em duas escolas paga somente em uma delas, e pode escolher onde a contribuição será feita. A autorização para o desconto é feita no momento da sindicalização.
.