Quem somos

O Sindicato dos Professores de São Paulo – SinproSP é o órgão de classe das professoras e dos professores da educação básica e da educação superior que lecionam na rede privada na cidade de São Paulo.

É uma entidade que existe para organizar, representar e defender a categoria. Nas campanhas salariais, define, junto com os professores, as principais reivindicações e as estratégias de luta. Cabe ao Sindicato entregar a pauta de reivindicações às representações patronais, negociá-la e assinar a Convenção Coletiva de Trabalho, que tem força de lei e garante a proteção do trabalho docente.

O SinproSP também representa os professores em ações na Justiça do Trabalho e cobra das escolas o cumprimento da lei trabalhista, mesmo que não tenha poder de fiscalização. Como órgão classista, procura intervir em projetos de lei e também nas decisões do Ministério do Trabalho e dos Conselhos Estadual e Nacional de Educação que afetam diretamente a categoria.

No atual cenário de desmonte da legislação trabalhista, de precarização das relações de emprego e da alternativa individual para enfrentar os desafios, o Sindicato faz exatamente o contrário: teimosamente, acredita no coletivo e busca nas diferenças a luta unitária em defesa da atividade docente.

A ação sindical é, por fim, uma via de mão dupla: o SinproSP existe para defender as professoras e os professores, mas para isso precisa da participação ativa de toda a categoria. Juntos, conseguiremos escrever a nossa própria história.