Seminário discute desafios para as campanhas salariais em 2009

Atualizada em 07/11/2008 16:31

A Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) realizou entre os dias 6 e 7 de novembro, no auditório do SINPRO-SP, seminário para discutir os desafios das campanhas salariais do próximo ano.

Representantes de entidades sindicais de trabalhadores da educação de várias regiões do país estiveram presentes, relataram suas experiências e as dificuldades enfrentadas nas mesas de negociações com as entidades patronais. Do encontro, foi possível identificar problemas comuns, como a ameaça à gratuidade da bolsa de estudo e a necessidade de regulamentação do trabalho docente com a ampliação da educação a distância.

“O objetivo do evento foi buscar unidade às reivindicações, para que os trabalhadores na área de educação privada tenham o mesmo norte nas campanhas salariais do próximo ano no Brasil”, explica Fabio Zambon, coordenador da Secretaria de Organização Sindical da CONTEE e diretor do SINPRO-SP. “Os patrões estão articulados em todo o país, temos que fazer o mesmo para enfrentar as dificuldades nas negociações”, completa.

A importância da campanha
A mobilização da categoria foi outro tema discutido durante o seminário. Além do processo de negociação com as entidades patronais, os sindicatos terão de enfrentar o desafio de envolver suas bases nas discussões, de fazer a categoria participar efetivamente. A campanha salarial é feita desse processo todo, lembra Cristina Castro, secretária geral da CONTEE.

Ela destaca a importância do encontro justamente pela possibilidade de falar sobre as lutas mais amplas e as particularidades de cada região. “A troca de experiências é um aprendizado sindical, é uma oportunidade das entidades ensinarem e aprenderem uns com os outros”, analisa.

Com o seminário, a confederação espera colaborar no debate e traçar um perfil das negociações e conquistas, servindo de base para traçar políticas conjuntas de ações nas campanhas de 2009.