Direitos

Reinício das aulas requer atenção dos professores

Atualizada em 31/07/2008 14:05

Com a volta ao trabalho agora no segundo semestre, é importante que os professores fiquem de olho para que seus direitos sejam cumpridos como manda a lei. Aproveite que o livreto com a convenção coletiva de trabalho está chegando a sua casa (o material já foi enviado pelo correio a todos os sócios) e mantenha-o sempre por perto para consulta. Lá estão os principais direitos coletivos da categoria.

Lembre-se que o salário de julho foi pago antecipadamente correspondendo ao mês de férias. Por isso, os professores terão novo crédito de salário somente no fim de agosto ou início de setembro, dependendo do dia que a escola paga o salário (a legislação determina que a data limite é o 5º dia útil do mês). Caso você não tenha recebido corretamente o pagamento das férias, comunique o SINPRO-SP o mais rápido possível.

No caso específico dos professores do ensino superior, é preciso checar se as instituições de ensino aplicaram corretamente o reajuste de 5,5% nos salário de férias (calculado sobre o salário de agosto de 2007), como determina a convenção coletiva em vigor. Olhe atentamente seu holerite.

Algumas dicas importantes: se você trabalha em mais de uma escola, verifique a contribuição ao INSS para não pagar mais do que o necessário (saiba mais aqui); não se esqueça de anotar as horas extras realizadas no mês para checar depois se o pagamento da carga de trabalho adicional será feito corretamente; guarde os documentos que a escola entregar (tais como horários de aulas, convocações para reuniões etc.). E, sempre que tiver uma dúvida, não hesite em buscar as orientações do SINPRO-SP.

.