Voz do professor

Aproveite as férias para cuidar do seu principal instrumento de trabalho: a voz

Atualizada em 04/07/2008 16:18

Julho é uma excelente época para o professor fazer uma avaliação, receber orientações e, assim, iniciar o segundo semestre cuidando melhor da saúde da voz. A dica é da fonoaudióloga Fabiana Zambon, coordenadora do Programa de Saúde Vocal do SINPRO-SP. “Os professores que não sentem alterações também devem procurar o serviço. A informação é o melhor caminho para a prevenção”, ressalta.

A voz é o principal instrumento de trabalho dos professores e dificilmente esse profissional recebe orientações sobre como preservá-la durante sua formação. Isso faz com que muitos docentes apresentem problemas de voz.

Preocupado com essa situação, o Sindicato oferece há mais de seis anos o Programa de Saúde Vocal que tem como objetivo principal informar os professores sobre os cuidados com a voz. Além disso, o programa disponibiliza aos sindicalizados avaliação, orientação, aprimoramento e tratamento vocal.

Veja aqui os dias e horários de atendimento e marque uma avaliação pelo telefone 5080-5988 ou e-mail voz@sinprosp.org.br.

Dicas sobre o que pode ajudar no cuidado com a voz

▪ Beba água durante as aulas;
▪ Cuidado com o volume da voz, falar muito alto por muito tempo pode prejudicar;
▪ Sussurrar não ajuda a economizar a voz;
▪ Ao falar muito, procure ficar com uma postura reta e relaxada, de frente para a sala de aula;
▪ Evite o excesso de café e derivados de leite durante o uso vocal profissional;
▪ Descanse sua voz;
▪ Em situações de gripe, rinite alérgica, sinusite e laringite tente poupar sua voz ao máximo;
▪ Com orientação fonoaudiológica, faça exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal.

Saiba mais sobre os cuidados com a saúde com a voz: acesse o guia Bem-estar vocal: uma nova perspectiva de cuidar da voz