Sesi/Senai

Professores discutem o ambiente de trabalho em um contexto de mudanças

Atualizada em 26/06/2008 15:22
Maria Ester Freitas aponta os fatores que têm causado mudanças na sociedade

No momento em que toda a sociedade passa por transformações, em que se observa quebra de paradigmas, a expectativa pela reposição de todas as perdas, pela criação de esperanças acaba sendo canalizada para a escola. Mas, afinal, qual é o seu papel, questionou Maria Ester de Freitas, professora titular da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP, durante o simpósio “O ambiente de trabalho educacional em um contexto de mudanças”, promovido pelo SINPRO-SP no dia 25/6.

Não é finalidade da escola substituir a família, assim como não é a tarefa do professor ser uma espécie de “babá” de seus alunos, lembrou Maria Ester, que também é pesquisadora da EAESP. “Nenhum professor está preparado para assumir esse papel”.

A sobrecarga de responsabilidade creditada à escola e aos docentes na atualidade parece surgir como a tentativa buscar um porto seguro em meio às mudanças aceleradas pelas quais a sociedade contemporânea passa. A professora da FGV abordou diversos fatores propulsores desse cenário. A velocidade na produção e transmissão de informação, sem dúvida, é um dos elementos mais significativos, assim como o papel que a tecnologia assumiu na vida das pessoas.

Os professores do Sesi tiveram a falta abonada

Ela mostrou os impactos que essas mudanças têm trazido para os indivíduos que tem se tornado cada vez mais inseguros, ansiosos, estressados, individualistas e imediatistas. As novas formas de relacionamentos e acessão da mulher no mercado de trabalho também foram lembradas.

Maria Ester ressaltou também o contexto de trabalho do educador brasileiro, em meios a essas transformações. E o cenário não é dos mais animadores: o baixo prestígio, a falta de perspectiva e reconhecimento na carreira docente são muito presentes para quem leciona nos dias de hoje.

A apresentação da Prof. Maria Ester está disponível aqui.

Delegados sindicais
No mesmo dia do evento, os professores do Sesi escolheram seus representantes, ao aprovarem automaticamente os candidatos inscritos para a eleição. Veja quem são os delegados:

Celso Napolitano, presidente da FEPESP, explica a importância dos delegados sindicais

» Beatriz da Cunha Serafini – CE 414
» Humberto Reis dos Santos – CE 071
» Joaquim Reis Quedas – CE 032
» Marcília Bergamaschi Parente – CE 402

Os delegados sindicais representam o SINPRO-SP perante os professores e têm importante papel na articulação das lutas específicas dos docentes do Sesi e do Senai e das reivindicações coletivas da categoria. Devem trabalhar pela organização dos professores no local de trabalho, mantê-los informados e mobilizados.

De acordo com o acordo coletivo em vigor, os delegados eleitos têm estabilidade de emprego até junho de 2009.