Início das aulas exige atenção dos professores

Atualizada em 31/07/2006 17:32

Com o início das aulas, é importante ficar de olho no cumprimento dos direitos para evitar problemas no segundo semestre. Alguns cuidados simples devem ser observados.

Confira se sua carteira profissional está em dia. Ela deve ser atualizada sempre que houver reajustes salariais e toda vez que entrar de férias. Seus holerites estão em ordem? Habitue-se a guardá-los.

Verifique se está recebendo normalmente os extratos do FGTS. Caso contrário, será necessário atualizar seus dados na Caixa Econômica Federal. E lembre-se sempre de anotar as horas extras realizadas no mês. Confira outras dicas por mês:

Agosto
» A escola pagou corretamente as férias? Elas deveriam ter sido pagas 48 horas antes de seu início. Se houve irregularidade, comunique o SINPRO-SP;
» atenção: o salário de agosto foi pago antecipadamente, correspondendo ao mês de férias.

» 6 é o último dia para o pagamento do salário de agosto.

» 6 é o último dia para o pagamento do salário de setembro;
» as escolas de educação básica têm que pagar 15% de PLR ou abono até o dia 15;
» as escolas que demitirem professores depois do dia 16 terão de pagar salários até 18 de janeiro, no ensino superior, e 20 de janeiro, na educação básica.

» 7 é o último dia para o pagamento do salário de outubro;
» as escolas têm até o dia 30 para pagar a primeira parcela do 13º salário.

» 6 é o último dia para o pagamento do salário de novembro;
» demissões com aviso-prévio indenizado só podem ser feitas até um dia antes do recesso escolar;
» as escolas têm até o dia 20 para pagar a segunda parcela do 13º salário.