Canal afro-brasil

Pesquisadores negros divulgam carta aberta em defesa do sistema de cotas

Atualizada em 22/03/2006 15:06

A Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros (ABPN) encaminhou carta aberta ao MEC em defesa ao projeto de lei, em tramitação na Câmara dos Deputados, que institui o sistema de cotas para alunos negros, indígenas e da rede pública de ensino nas unidades de ensino das universidades públicas federais.

A entidade manifestou preocupação com os diversos ataques e críticas que a proposta vem sofrendo de lideranças políticas, editoriais dos principais jornais do país e parte da intelectualidade brasileira.

“Se o governo federal não se opuser às pressões daqueles que vêm usufruindo, com exclusividade, da nossa riqueza social, poderemos perder uma oportunidade paradigmática de romper com o racismo que, há anos, se perpetua na rede pública de ensino superior”, alerta a ABPN em um trecho do documento dirigido ao Ministério da Educação.