SinproSP

Unicastelo promove demissão coletiva de professores

Atualizada em 13/12/2005 11:30

A Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) demitiu seu quadro completo de professores e funcionários. A comunicação foi feita na última sexta-feira, via telegrama, e pegou todos de surpresa.

A medida foi considerada arbitrária e truculenta pela diretoria do SINPRO-SP. O Sindicato já está tomando medidas junto ao MEC, Ministério do Trabalho e à Justiça do Trabalho no intuito de reverter as demissões.

Crise antiga
Há meses os professores dialogam com os mantenedores a regularização das pendências trabalhistas como atrasos constantes no pagamento dos salários, dívida com o FGTS, com o INSS, a Receita Federal e com o SINPRO-SP (apropriação indébita da mensalidade dos sócios).

Em maio deste ano, os professores entraram em greve por 21 dias e a forte mobilização resultou num acordo coletivo que estabeleceu compromissos para o acerto da dívida da instituição com seu corpo docente. Nos dois últimos meses, no entanto, os salários voltaram a atrasar.

Para o SINPRO-SP, a crise instalada hoje na instituição é reflexo do péssimo exemplo da gestão da universidade.