SinproSP

Professores se revelam entusiasmados com a profissão, apesar de tudo

Atualizada em 14/10/2005 15:21

Enquete feita pelo SINPRO-SP por e-mail mostra que, apesar das adversidades, os professores ainda se mostram entusiasmados com a profissão. Mais de 200 docentes participaram e ao responderem “para você, ser professor é...”, a maior parte não poupou palavras elogiosas, repletas de idealismo e emoção. “Contribuir para a evolução da humanidade”, “acreditar que é possível formar pessoas melhores para um mundo melhor”, “acreditar que há resgate sim, que há esperanças sim, que há condições sim”, foram algumas das contribuições enviadas.

As respostas revelaram preocupação dos professores com a formação dos alunos, com sua própria formação, com a construção do conhecimento, da cidadania, em saber lidar com as diferenças. “Ser professor é ajudar a plantar, em cada um dos alunos, a semente do conhecimento, da humildade, da perseverança, do amor e da garra, para vê-los, futuramente, colher bons frutos”, registrou uma professora.

Os desafios e dificuldades que os cercam também foram objeto de análise daqueles que participaram da enquete. Dificuldades concretas como baixos salários, condições de trabalho inadequadas e falta de incentivo para o aprimoramento acadêmico e profissional. “Ser professor é trabalhar com dignidade, o que não estou conseguindo fazer, apesar de amar o que faço”, revelou um outro depoimento.

Críticas
Houve quem discordasse dessa posição de otimismo e usasse um tom mais crítico. Alguns professores recusaram a tese do ofício como um sacerdócio, exaltaram o crescente desprestígio da profissão, o aumento das atribuições, a pressão e o desrespeito. “Ser professor é estar disponível para enfrentar dificuldades enormes, facilidades mínimas e receber como reconhecimento político-social a indiferença”.

Participe!
E você o que acha? Responda a enquete “Ser professor é...” (imprensa@sinprosp.org.br). As respostas serão publicadas aqui no site.

Veja os depoimentos já postados

”Para mim ser Professor, é gostar do que faz, ter uma nobre missão, aprender a dividir com os outros o conhecimento que você tem. As vezes tem que ser Pai, Ouvidor, Aconselhador, tomador de decisões, enfim, ser professor não é para qualquer um, é para quem nasce... Professor.”
Eliezer de Araujo

“Ser professor é viver uma nova emoção a cada 50 minutos...”

”Ser professor e ter como objetivo maior,tornar seu aluno umser pensante conectado no mundo ,buscando o melhor para si , sem esquecer de olhar o mundo ao seu redor e fazer alguma pelo menos pelas pessoas menos favorecidas que estao ao seu redor.
Maria das Neves

“Acreditar que é possível!”
Ana Claudia

“Rever sua competência tendo em vista o processor de desenvolvimento no qual ele, o educado, diariamente, no exercício de sua prática social pedagógica, vai revendo, analisando e reorientando o "fazer bem", percebendo o momento histórico, o trabalho pedagógico e os compromissos sociais que envolvem o cidadão, o professor, o educador.
A competência docente inata("dom") deve ser substituída por uma atitude de desenvolvimento pessoal - cidadania - e profissional - trabalho.”
Josefina Valentini de Santi

“Ser um idealista nato, semeador, autor desconhecido de grandes obras... é ser mestre!!!”
Josiane Feijo Neri Ferreira

“Dedicação, desprendimento”. Maria Amélia Calvoso

»“Ser o mediador dos conhecimentos, disponível às nossas crianças, sempre que for solicitado...”
Ghislaine Zelenkovas Gomes da Silva

»”Ser professor é ser mediador do conhecimento.É estar atento diante das habilidades dos alunos.”
Vera Lucia Souza Stancev

» “Ser professor é iluminar, para seus discípulos, o caminho do conhecimento.”
Dirceu M. da Silva

“É o prazer de acompanhar o desenvolvimento de um ser humano.”
Myriam Augusto Vilarinho

“É a concretização de uma vocação.”
Constantino Pereira Vilarinho

“Estar sempre preocupado com a forma como você vai transmitir seu conhecimento, de modo que contagie os alunos de interesse pelo assunto e, estes, extrapolem seus conhecimentos, devolvendo ao professor um feedback inédito.”
Eunice Maria Juliano Nascimento

“Carregar o piano, tocá-lo e por fim aplaudir o concerto dos alunos.”
Maurício Azevedo de Oliveira

“Nunca deixar de acreditar que fazendo minha parte, contribuo da forma como posso, para um país mais crítico, justo e tolerante.”
Priscila Montanaro Pedroso

“Ser antes de tudo humilde, capaz de reconhecer seus erros...
...ser aluno de seu aluno e aprender com ele as riquezas do mundo de criança e sem dúvida voltar a ser criança...
... ser exemplo de ética, bondade .....transmitir aos alunos os verdadeiros valores humanos, capazes de nos fazer ricos....
...de amor, carinho, e acima de tudo amigos verdadeiros...”
Simone Martins

“É , frequentemente, suportar o sentimento de rejeição suscitado pelo tédio estampado no rosto de alguns alunos. Mas é, também, raramente ouvir : Obrigada, professora ! Eu nunca tinha pensado nisso antes...”
Lygia Maria Cervino Lopez

”É deixar de lado tudo que me incomoda e a cada dia recomeçar, sabendo que faço parte importante, na formação alguém. Alguém que um dia poderá ser meu médico, meu advogado, meu dentista....
Quem sabe, meu professor...
Angela Anita Cantele Leonardi

”Para mim ser professor é algo extremamente prazeroso. É uma atividade que possibilita pensar, discutir, ler, escrever, refletir, elaborar, dialogar, ensinar, organizar, avaliar, criar...”
Marilia Ancona Lopez

”Dedicaçao,amor,afeto,carinho.vida,preocupaçao,dom,enfim e uma arte que envolve o ser humano e a nossa reconpensa È o sorriso de nossos alunos.”
Lisandra

”Hoje, ou melhor, no atual momento histórico ser professor é contribuir para o progresso e crescimento do país, ensinando, acompanhando e dando exemplos aos nossos alunos, para bem viverem em comunidade, serem felizes como cidadãos colaboradores e conscientes, no processo de desenvolvimento humano: nas artes, nas ciências e nas relações interpessoais.”
Adriana Morbin Pini

“Um ser em constante mutação.”
Lara Brum

“Ter a idéia de formação: de si, do outro, do mundo. Pensar o espaço como o mundo e o mundo como história. Saber ver estrutura(s) e pensar estrutura(s). Pensar o seu trabalho com todo dentro de um todo (só aí a vírgula, o ponto, a reta, o número, a nota fazem sentido). Pensar a sua atividade como trabalho. Manter vivo o sentimento da utopia, o projeto, o entusiasmo, na falta do qual só resta marasmo.
Manter-se alerta e crítico (a crítica é a luz do nosso fazer). Saber que sem uma crítica radical à indústria cultural, à sociedade do espetáculo, ou melhor ainda, do cartaz, nã há educação possível. Supondo-se que ninguém nasce feito e que a realidade não é um dado, valorizar a idéia de ensino, aprendizagem , educação, como processo de conhecimento: algo não dado mas construído conjuntamente: performance do saber.
Portanto, ser não o animador passivo do "dejà vu", do já falado, mas apenas (e que grande papel!) o incentivador da construção de um cena viva.
Ser um ensinador e um avaliador: contra a massificação e o genérico, poder avaliar, fazer o trabalho miúdo, lento, cuidadoso, cansativo, pesado, responsável com o trabalho do outro, o seu aluno, como seu trabalho _ é aí (também) que o prazer e a fundamental dimensão amorosa da educação se concretizam.
Não é "vestir camisa", ser integrado, aderente e outras coisas que tais, mas ajudar a construir o futuro belo. O ganha-pão deve ser conseqüência e não causa do mais nobre trabalho da humanidade, e o empecilho para esse exercício, como se vê grandemente hoje, é fator de uma sociedade dividida, deprimida, violenta, e da própria destruição do lugar, do espaço, do planeta Terra.
A escola não é mercado, o professor não é vendedor, o aluno não é cliente.”
Diva Gomes

”Ajudar pessoas a descobrirem e realizarem suas potencialidades.”
Maria Cristina Sanna

“Ser professor é uma arte, e quem pratica já nasceu com esse talento...”
Esther Angela Amendola

.