SinproSP

A sala de aula nas lentes de Sebastião Salgado

Atualizada em 11/10/2005 15:42
Capa do livro lançado em setembro

As imagens são belas, mas tristes. 70 fotos em preto e branco retratam as dificuldades enfrentadas por crianças em todo o mundo para freqüentar a sala de aula. Crianças de lugares pobres que sentem o peso da exclusão social. “O berço da desigualdade” é o mais recente trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, uma publicação da Unesco Brasil.

Com textos do senador Cristovam Buarque, o livro registra a situação da educação em várias regiões como Sudão, Quênia, Angola, Congo, Moçambique, Zâmbia, Kurdistão iraquiano, Afeganistão, Índia, Paraguai, México, China, Brasil entre outros. E acaba por exibir uma realidade dura.

“Essas fotos mostram o berço dos pobres do mundo, chamam a atenção para a humanidade partida que estamos construindo, instigam a solidariedade global e cobram uma reorientação de nosso destino”, apontam os autores na introdução do livro.

Sul do Sudão - Escola em campo de expulsos pela guerra

Para o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, a obra mostra a crise mundial da educação e enfatiza a urgência de uma visão planetária dos problemas humanos.

“O berço da desigualdade” foi lançado em outros países e será objeto de várias ações que colocam a educação em pauta como programas e vinhetas para TV a serem distribuídas no mundo todo.

Informações sobre o livro devem ser obtidas diretamente com a Unesco Brasil.


.