SinproSP

Salmeron resgata a importância de Einstein em palestra promovida pelo SINPRO-SP

Atualizada em 19/08/2005 16:59
O físico e professor Roberto Salmeron

Para o físico e professor Roberto Salmeron, 1905 não deve ser visto como ano miraculoso de Einstein. “Suas descobertas são resultados de anos de estudos e reflexões que começaram quando ainda era estudante. Elas são conseqüência de um trabalho longo, sério e profundo”, disse a uma platéia de mais de 200 pessoas na palestra Einstein, sua personalidade, seu tempo, suas revoluções, promovida pelo SINPRO-SP no último dia 18, em comemoração ao Ano Mundial da Física.

Por mais de duas horas, Salmeron contou aos professores, pesquisadores e estudantes presentes passagens da vida de Einstein, explicou a importância de seus estudos e como revolucionou a física e ciência de um modo geral. “Ele mudou nossa concepção do mundo, criou novos conceitos. Seus trabalhos abriram novos campos da física”.

O professor fez questão de ressaltar a dedicação de Einstein para os estudos e leitura. Em sua opinião, este empenho é um grande exemplo para os estudantes de hoje, já que a maioria aqui no Brasil não tem hábito de leitura. Ressaltou também a importância de se aguçar a curiosidade dos alunos, desde criança. “Einstein era um homem curioso”.

Encontro de amigos: (da esq. p/ dir.) Prof. Salmeron, Luiz Carlos Campos, Paulo Bógus, Luiz Antonio Barbagli e Prof. Izrael Rozenberg

Um encontro de velhos amigos – O evento registrou momentos fraternos, encontros de Salmeron com velhos amigos, como o professor Izrael Rozenberg, consultor especial do Instituto Mauá de Tecnologia, responsável pela apresentação do palestrante.

Estiveram presentes também colegas de trabalho, alunos e físicos que estudaram com as apostilas feitas por Salmeron, gerando um clima de comoção de nostalgia. O presidente do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP, Luiz Carlos Campos exibia orgulhoso o exemplar de “Introdução à Ótica”, de Salmeron, material utilizado ainda quando estudante do Científico.

Paulo Bógus, superintendente geral do Instituto Mauá de Tecnologia, ressaltou a relevância do evento dada a importância do palestrante, dono de uma trajetória brilhante no campo da física e da pesquisa científica no Brasil e no exterior.

Radicado na França há 30 anos, Roberto Salmeron é atualmente diretor de pesquisa emérito do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS). Aos 83 anos, é professor da Escola Politécnica de Paris, membro das sociedades brasileira, francesa e européia de Física e titular da Academia Brasileira de Ciências, atua como colaborador em várias instituições de pesquisa no Brasil e também no incentivo de projetos.

O presidente do SINPRO-SP, Luiz Antonio Barbagli afirmou estar emocionado com as presenças de Salmeron e Rozenberg, dois grandes nome da física nacional, e disse ser dever o Sindicato organizar atividades como esta com objetivo de proporcionar aos professores oportunidades de aprimoramento e reflexão.

Mais de 200 pessoas presentes
Exemplar da apostila "Introdução à ótica" de Salmeron

Saiba mais
Ouça aqui trecho de palestra em que Salmeron lê trechos de cartas enviadas por crianças à Einstein e suas respostas registradas no livro “Dear Professor Einstein: Albert Einstein´s Letters To and From Children” de Alice Calaprice.