Eventos

Seminário Comissão da Verdade do Estado de São Paulo acontece nesta sexta, 13

Atualizada em 11/03/2020 16:26

O “Seminário 5 Anos da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo Rubens Paiva: lembrar, atualizar e propor” realizado na sexta-feira, 13 de março, das 9h às 21h no Centro Maria Antonia(Rua Maria Antônia, 258/294 Vila Buarque) próximo a estação Higienópolis Mackenzie do metrô. O evento será aberto e gratuito.

Contando com mesas de debates e atividades culturais, o objetivo do seminário é refletir, a partir de um amplo diálogo, sobre a trajetória e os desafios das políticas de verdade, memória e justiça no país, relembrando a atuação de uma das mais importantes comissões da verdade que finalizou seus trabalhos há exatos 5 anos.

O elogio à ditadura e a negação do direito à justiça, à memória e à verdade assumem um papel central no autoritarismo de hoje. Contra o retrocesso político, este seminário propõe a recuperação do legado das Comissões da Verdade pelas lutas democráticas.

A Comissão “Rubens Paiva” foi a primeira desse tipo a ser instalada no Brasil, em 2012. Além dos relatórios (parcial e final), publicou três livros e realizou 157 audiências públicas.

 

.