Faculdade das Américas demite 80 professores

Atualizada em 23/12/2017 03:28

A Faculdade das Américas (FAM) demitiu pelo menos 80 professores neste final de ano, a grande maioria mestres e doutores com tempo de casa e salários mais altos. A demissão deve custar o fim de diversos projetos em curso.

Muitos dos professores dispensados estavam envolvidos em projetos de renovação curricular de abordagem interdisciplinar. o que indica a falta de preocupação da Mantenedora com o projeto pedagógico.

O SinproSP convocará os professores para uma assembleia no dia 08 de janeiro, na sede do Sindicato, para discutir os encaminhamentos possíveis.

Demissão na FAM, contratação no Palmeiras

A FAM é propriedade do casal Leila Pereira, presidente da Crefisa e seu marido, fundador da financeira, José Roberto Lamacchia. As duas empresas são patrocinadoras do Palmeiras. Segundo reportagem da Revista Exame de fevereiro de 2017, desde 2015 o clube recebeu mais de R$ 300 milhões, entre patrocínio e compra de jogadores. A visibilidade também ajudou a faculdade, que teve o número de alunos triplicado, segundo a mesma reportagem.

A dispensa dos professores provocou o protesto do jornalista esportivo Juca Kfouri. "A dona da faculdade considera que a área de pesquisas, por exemplo, é desnecessária e pôs a guilhotina para funcionar (...) Leila Pereira está muito mais preocupada em ser presidenta do Palmeiras do que em se transformar numa verdadeira educadora", escreveu o jornalista (leia no Blog do Juca Kfouri ).

Muitos alunos também se manifestaram contra as demissões nas redes sociais e no site Reclame Aqui .

SinproSP convoca assembleia dia 08/01

Para discutir as demissões e as estratégias que poderão ser adotadas, o SinproSP convoca os professores da Faculdade das Américas para assembleia no dia 08 de janeiro, às 14h, na sede do Sindicato, rua Borges Lagoa, 208 (metrô Santa Cruz). A participação de todos é muito importante!