Anhembi Morumbi vai demitir 150 professores

Atualizada em 19/12/2017 18:04

A Universidade Anhembi Morumbi divulgou que pretende demitir neste final de ano 150 professores. A informação foi transmitida ao SinproSP em reunião ocorrida na tarde de 19/12. Amanhã, dia 20, às 14h30min, haverá uma assembleia dos professores na sede do sindicato.

Os cortes são consequência da reestruturação da matriz curricular para 2018, que reduzirá a carga horária dos cursos, num processo semelhante ao que ocorreu na FMU, outra instituição de propriedade da Laureate.

No final de junho de 2017, professores e alunos da FMU foram informados de uma reorganização curricular a partir de agosto. Foram demitidos 220 professores e o SinproSP ingressou com uma ação no Tribunal Regional do Trabalho.

O estrago da Laureate não se resume a São Paulo. No Rio Grande do Sul, a Uniritter, também do grupo norte-americano, acaba de dispensar 127 professores. A reitora também foi demitida.

Responsabilidade do MEC e do Conselho Nacional de Educação

Para o SinproSP, essa reorganização curricular tem pouco ou quase nada a ver com critérios educacionais. Depois que a torneira do dinheiro fácil do FIES foi parcialmente fechada, essas empresas começaram a fazer cortes para preservar as altas margens de lucro.

O Conselho Nacional de Educação é outro também que faz vistas grossas ao que está acontecendo no ensino superior. Não poderia ser diferente, já que é composto majoritariamente por representantes dos mantenedores destas instituições.