Ensino superior

Professores do Ensino Superior aprovam convenção por dois anos

Atualizada em 20/04/2017 14:07

A assembleia dos professores do Ensino Superior aprovou a proposta de convenção coletiva por dois anos. O acordo prevê reajuste em 2017 de 4,75% e garante os direitos da categoria até fevereiro de 2019. A reunião foi realizada no SinproSP, na quinta-feira, dia 20.

A convenção com validade de dois anos era uma das principais reivindicações da categoria. O Prof.º Luiz Antonio Barbagli conduziu a assembleia e ressaltou importância do acordo bianual “Na atual conjuntura, garantir os dois anos era fundamental, pois assegura todos os direitos em tempos de terceirização e reforma trabalhista”.

Negociações em 2018

Ainda que a convenção tenha validade até 2019, algumas cláusulas, por exigência dos patrões, voltarão a ser discutidas no próximo ano. São elas o reajuste em 2018, a assistência médica, a bolsa de estudos de cursos regulados (Medicina, Odontologia, Psicologia e Direito) e o adicional em caso de demissão de professores com mais de 50 anos.

O SinproSP, a Fepesp, e os demais sindicatos do estado de São Paulo também pretendem discutir cláusulas como o auxílio creche e o piso salarial dos professores que atuam no ensino superior. “Todas essas questões serão debatidas nas rodadas de negociação e, em seguida, levadas para a categoria deliberar em assembleia”, disse Barbagli.

Em breve o comunicado conjunto, que entre outras coisas disciplina a aplicação do reajuste, será divulgado.

.