Acordo coletivo dos professores do Sesi/Senai está fechado

Atualizada em 31/08/2016 15:48

Uma reunião no último dia 29, firmou a proposta que garante aos professores do Sesi e do Senai um reajuste de 11.08% nos salário e nos vales refeição e alimentação. Foram meses de uma longa e difícil campanha salarial que obrigou os sindicatos a recorrer à Justiça do Trabalho.

A proposta feita pelo desembargador Wilson Fernandes do Tribunal Regional do Trabalho foi aceita pela assembleia dos professores no dia 06/08. Na audiência do dia 16, os representantes patronais acenaram com a possibilidade de aceitar o acordo, mas protelaram a decisão final o máximo possível.

Agora, com o aceite da proposta por parte dos patrões, finalmente o documento está em fase final de redação e em breve deve ser assinado.

Reajustes e benefícios

O acordo prevê um reajuste de 11,08% no salário e nos vales refeição e alimentação. Esse índice corresponde à inflação integral do período medido pelo INPC.

Nos salários o reajuste foi divido em duas parcelas: 5,54% em março e 11,08% em julho. As diferenças salariais retroativas deverão ser pagas junto com o salário de setembro. Por isso é importante ficar de olho no holerite e conferir se tudo foi pago corretamente.

Nos vales refeição e alimentação o reajuste também foi de 11,08%. O pagamento deve ser integral, retroativo a março e as diferenças quitadas de uma única vez. Essa é uma conquista importante, pois por toda a campanha o Sesi/Senai insistiu em aplicar apenas 8% nesses benefícios, alegando que esse foi o valor concedido aos demais trabalhadores da entidade.

O acordo também atende a uma revindicação antiga do Sindicato, a cláusula de proteção em caso de assédio moral. Ela garante a não retaliação ao professor que denunciar abusos de poder nas unidades do Sesi/Senai. Além disso, Sindicatos poderão acompanhar a investigação da denúncia.

Os direitos conquistados em acordos passados estão igualmente garantidos com a manutenção das cláusulas sociais.

Confira aqui o Boletim Sindical