Dicas para ter um ano tranquilo na escola

Atualizada em 22/01/2016 12:04

O ano letivo começou! Por isso, o Sinpro-SP preparou um pequeno guia com dicas importantes e simples de serem seguidas, que podem prevenir ou evitar problemas futuros. Confira!

Guarde os documentos que a escola entregar
- Tenha uma cópia de documentos como holerites, horários de aulas, calendário escolar, convocações para reuniões, festas juninas, feira de ciências entre outros.

- Também não descarte os holerites (inclusive os digitais), pois eles são importantes na hora da aposentadoria, na ocorrência de uma ação trabalhista ou algum problema com a Receita Federal.

- Guarde o calendário escolar, ele der ser entregue no começo do ano, ou no início do período letivo para curso semestral. Todas as atividades previstas para aquele ano estão lá.

- Os extratos de FGTS também devem ser sempre guardados, especialmente se você ainda não se aposentou ou aposentou-se e continuou trabalhando.

Conteúdo digital também deve ser mantido
- Crie uma pasta específica para guardar o conteúdo digital relativo a seu trabalho na escola: e-mails, comunicados, holerites eletrônicos disponibilizados via intranet. Essa material pode ser importante para comprovação, por exemplo, de atividades realizadas ou de algum material pedagógico desenvolvido.

Anote suas horas extras
- Esse controle é importante para conferir se a escola está pagando corretamente ou poder cobrá-la em um eventual não pagamento. Fique atento a atividades realizadas fora de seu período habitual e também àquelas que não constam no calendário escolar, pois essas também são consideradas horas extras.

Regimento escolar
- Solicite cópia do regimento interno. Nele estão estabelecidos os direitos e deveres de toda a comunidade na escola.

Anotações na carteira profissional
- Leve sua carteira profissional para atualização sempre que houver reajustes salariais, ascensão no plano de carreira e toda vez que tirar férias. A carteira deve ser entregue mediante protocolo da escola que deverá devolvê-la em 48 horas. Caso ela esteja rasurada, solicite à escola uma declaração do período lecionado juntamente com a ficha de registro de empregado autenticada;

Acordos internos
- Os acordos internos, como os de compensação de dias, devem ser assinados só com acompanhamento do Sindicato e nunca podem reduzir direitos. Se você estiver em dúvida, consulte o Sinpro.

Plano de Carreira
- O MEC regulamenta que o Plano de Carreira seja disponibilizado para todos os professores. Caso a escola não o faça, solicite uma cópia.