Departamento Previdenciário do Sinpro-SP faz contagem do tempo de serviço

Atualizada em 19/11/2015 15:09

Todo professor pode procurar o departamento previdenciário do Sinpro-SP para fazer a contagem de tempo de serviço e saber quanto tempo falta para requerer a aposentadoria. Basta trazer todas as carteiras de trabalho.

Quem trabalhou na rede pública e deseja usar o tempo para a aposentadoria no INSS, deve trazer a certidão de tempo de serviço. Se durante um tempo trabalhou por conta própria ou como empresário, é preciso trazer os carnês ou guias de recolhimento.

A contagem é sempre importante, mas há uma situação em que ela é fundamental: quando o professor é demitido e acha que está perto de se aposentar. É que as convenções coletivas garantem estabilidade no emprego aos professores que estiverem a vinte e quatro meses ou menos da aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade. É preciso estar contratado na escola ou na IES há pelo menos três anos.

Feita a contagem do tempo e constatado o direito à estabilidade, o Sinpro-SP emite um documento para que a demissão seja suspensa ou cancelada.

Outros serviços

O Departamento Previdenciário do Sindicato é credenciado junto ao INSS e por isso pode encaminhar pedidos de aposentadoria dos professores sindicalizados. Além disso, oferece orientações gerais sobre a Previdência Social, inclusive sobre a chamada Fórmula 85/95, que garante uma alternativa ao fator previdenciário.

O atendimento é feito de 2ª a 6a feira, das 8h às 17h30. Não é preciso marcar hora.